Lar Educação Vacina contra a gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação no Brasil

Vacina contra a gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação no Brasil

por da Redacao
0 comentários
vacina-contra-a-gripe-agora-faz-parte-do-calendario-nacional-de-vacinacao-no-brasil

Imunização será oferecida a crianças de 6 meses, menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos

Pedro Ventura / Agência Brasília

A partir da segunda quinzena de março, o imunizante estará disponível em todas as salas de vacina do país

O Ministério da Saúde do Brasil informou que a vacina contra a gripe, causada pelo vírus influenza, agora integra o Calendário Nacional de Vacinação. A imunização será oferecida a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. A partir da segunda quinzena de março, o imunizante estará disponível em todas as salas de vacina do país, ao contrário do que acontecia anteriormente, quando a vacinação era realizada apenas em campanhas sazonais. A pediatra Mônica Levi, que preside a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ressaltou a relevância dessa nova abordagem.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo ela, surtos de gripe podem surgir em qualquer época do ano, e a vacinação contínua é fundamental para garantir a proteção da população e prevenir a ocorrência de surtos. Além dos grupos mencionados, outros segmentos da sociedade, como profissionais da saúde, professores, membros das forças de segurança, pessoas privadas de liberdade e indivíduos com doenças crônicas, continuarão a receber a vacina por meio de estratégias específicas de imunização.

O Ministério da Saúde também anunciou alterações nas diretrizes de combate à poliomielite, optando pela utilização exclusiva da vacina inativada (VIP). Além disso, houve mudanças no esquema vacinal para o rotavírus, visando aprimorar a proteção da população.

A vacinação contra a covid-19 também já foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação, abrangendo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e idosos. Para grupos especiais a partir de 5 anos, a vacina será administrada regularmente em postos de saúde, com os imunocomprometidos necessitando de doses a cada seis meses, enquanto os demais grupos receberão a vacina anualmente.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.