Lar Esportes Trump confirma que vai implementar tarifas de 25% sobre produtos do México e Canadá

Trump confirma que vai implementar tarifas de 25% sobre produtos do México e Canadá

por da Redacao
0 comentários
trump-confirma-que-vai-implementar-tarifas-de-25%-sobre-produtos-do-mexico-e-canada

Serão taxadas mercadorias que entrarem nos EUA a partir deste sábado, dia 1º de fevereiro; presidente norte-americano justificou decisão citando o aumento do fluxo de drogas e déficits comerciais

EFE/EPA/BONNIE CASH / POOL

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou duas ordens executivas no Salão Oval da Casa Branca em Washington nesta quinta (30)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seguirá com a ameaça de implementar de tarifas de 25% sobre produtos provenientes do Canadá e do México, a partir deste sábado, dia 1º de fevereiro. Ele justificou essa decisão citando o aumento do fluxo de drogas e os déficits comerciais como principais motivos. “Anunciaremos as tarifas sobre o Canadá e o México por vários motivos”, afirmou o republicano a jornalistas nesta quinta-feira (30), no Salão Oval. Hoje ele assinou ações executivas em resposta à colisão fatal de aeronaves nesta quarta em Washington.

“O primeiro é o grande número de pessoas que entraram em nosso país de forma terrível e excessiva. O segundo são as drogas, o fentanil e tudo o mais que entrou no país. O terceiro são os enormes subsídios que estamos dando ao Canadá e ao México na forma de déficits”, argumentou.

Trump também mencionou que o setor de petróleo poderia ser isento das tarifas, dependendo das condições de mercado. A medida provocou reações imediatas nos mercados financeiros, resultando em uma alta nos preços do petróleo e na valorização do dólar americano. A expectativa em torno dessa decisão era grande, uma vez que poderia levar a consequências econômicas significativas, incluindo a possibilidade de uma guerra comercial entre os países envolvidos.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Tanto o Canadá quanto o México se mostraram dispostos a responder a essa nova política tarifária. O governo canadense, em particular, destacou que está tomando medidas para abordar as preocupações levantadas por Trump em relação à segurança na fronteira.

Os setores mais afetados por essas tarifas incluem a indústria automobilística e o setor energético, com as ações de montadoras americanas apresentando queda logo após o anúncio. A Câmara de Comércio do Canadá expressou preocupações de que essas tarifas possam prejudicar tanto consumidores quanto empresas em ambos os lados da fronteira, criando um cenário econômico desafiador.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carol Santos

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.