Lar Região Trecho da Linha 1-Azul do Metrô ficará fechado neste fim de semana

Trecho da Linha 1-Azul do Metrô ficará fechado neste fim de semana

por Jovem Pan
0 comentários
trecho-da-linha-1-azul-do-metro-ficara-fechado-neste-fim-de-semana

Operações serão interditadas por conta da passagem da tuneladora das obras da Linha 6-Laranja pelas proximidades da estação São Joaquim, localizada na região da Liberdade, no centro de SP

Victória Saça/Metrô SP

O trecho com operação interrompida, de Japão-Liberdade a Vergueiro, será atendido por 25 ônibus articulados do Paese

Um trecho da Linha 1-Azul do Metrô não irá operar neste fim de semana por conta da passagem da tuneladora das obras da Linha 6-Laranja pelas proximidades da estação São Joaquim, localizada na região da Liberdade, no centro de São Paulo. O Tatuzão, como é popularmente conhecida a gigantesca máquina que escava túneis para a construção das linhas, deve afetar a operação da linha tanto neste sábado (15) quanto no domingo (16). Nesse período, a estação São Joaquim permanecerá fechada para o público, enquanto a circulação dos trens no trecho entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro ficará interrompida.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O trajeto, em vez disso, será atendido por ônibus. Conforme o Metrô de São Paulo, por questões de segurança, medida semelhante foi adotada devido à passagem da tuneladora da Linha 4-Amarela sob as linhas 2-Verde e 1-Azul e também do Tatuzão da Linha 6-Laranja sob a Linha 4-amarela. O Metrô informou que a tuneladora chegou à estação São Joaquim na semana passada, a última do trecho sul da Linha 6-Laranja. Depois de passar pela São Joaquim, o Tatuzão segue escavando em direção ao Poço Felício dos Santos, um trecho não operacional, com cerca de 360 metros de túneis.

A previsão é que, quando estiver concluída, a Linha 6-Laranja transporte mais de 600 mil passageiros por seus 15 quilômetros de extensão e 15 novas estações. Os trens da Linha 1-Azul vão circular em formato de carrossel, ou seja, por ambas as vias, em dois trechos distintos, segundo informou o Metrô de São Paulo. No sábado e no domingo, as composições circularão no trecho sul, de Jabaquara a Vergueiro, e no trecho norte, de Japão-Liberdade a Tucuruvi. No sábado, os intervalos médios entre os trens serão de cinco minutos. No domingo, de sete.

O trecho com operação interrompida, de Japão-Liberdade a Vergueiro, será atendido por 25 ônibus articulados do Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). A previsão é que os veículos circulem ininterruptamente durante o horário de funcionamento do Metrô, com intervalos programados de três minutos entre as viagens. Logo após desembarcar nas estações Japão-Liberdade ou Vergueiro, o passageiro receberá uma senha de um funcionário que possibilitará seu reingresso ao sistema sem nova cobrança de passagem.

A exceção é para quem utilizar o Paese na estação São Joaquim, que estará fechada. Neste caso, o passageiro terá o embarque tarifado quando ingressar numa estação do Metrô. O Metrô orienta que quem optar por realizar o trajeto a pé, em percurso com cerca de 1,5 km entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro, deve se lembrar de retirar sua senha do Paese na estação de desembarque, para poder acessar novamente o sistema sem nova cobrança.

Para informar sobre estas mudanças programadas, o Metrô irá divulgar mensagens sonoras nos trens e nas estações. Também fará publicações nas redes sociais oficiais da Companhia. Os funcionários das estações reforçarão as orientações de viagem para os passageiros.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Matheus Lopes

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.