Lar Brasil Senado adia votação de projeto que pode beneficiar Jair Bolsonaro

Senado adia votação de projeto que pode beneficiar Jair Bolsonaro

por da Redacao
0 comentários
senado-adia-votacao-de-projeto-que-pode-beneficiar-jair-bolsonaro

Se aprovado, o PL idealizado pela deputada Dani Cunha introduzirá novas regras para a contagem do prazo de inelegibilidade, que atualmente é de oito anos

  • Por da Redação
  • 19/03/2025 05h05

Andressa Anholete/Agência Senado

O relator da proposta, senador Weverton (PDT-MA), destacou a importância de se chegar a um consenso entre as diferentes bancadas

O Senado Federal decidiu adiar a votação de um projeto de lei que propõe mudanças significativas na Lei da Ficha Limpa, o que pode favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro. O relator da proposta, senador Weverton (PDT-MA), destacou a importância de se chegar a um consenso entre as diferentes bancadas antes de prosseguir com a votação. Durante a discussão, alguns senadores levantaram questionamentos sobre a urgência da análise do projeto, solicitando que ele retornasse à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Essa solicitação foi rejeitada, o que gerou um clima de tensão entre a oposição e o governo, especialmente em relação a um artigo que poderia beneficiar Bolsonaro. O Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu modificar a proposta original para evitar que o ex-presidente tivesse o prazo de inelegibilidade reduzido. Se aprovado, o projeto introduzirá novas regras para a contagem do prazo de inelegibilidade, que atualmente é de oito anos. Juristas afirmam que a aprovação dessa proposta poderia reabilitar a elegibilidade de Bolsonaro.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A proposta, elaborada pela deputada Dani Cunha (União-RJ), estabelece duas formas de contagem para o prazo de inelegibilidade. A primeira se inicia a partir da decisão judicial que resulta na perda do cargo, enquanto a segunda se aplica em casos de renúncia após uma representação que pode levar a um processo por violação da Constituição. A legislação vigente determina que a contagem comece apenas após o término da legislatura. Além disso, a nova proposta estabelece um limite de 12 anos de inelegibilidade para políticos que enfrentem novas condenações.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • Tags:
  • Inelegibilidade, Jair Bolsonaro, Senado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

?>

Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestE-mail

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.