Lar Educação São Paulo veta PL sobre medicamentos à base de cannabis medicinal

São Paulo veta PL sobre medicamentos à base de cannabis medicinal

por da Redacao
0 comentários
sao-paulo-veta-pl-sobre-medicamentos-a-base-de-cannabis-medicinal

Justificativa para essa decisão foi a necessidade de um planejamento mais robusto e a adequação orçamentária, segundo o governador em exercício, Felício Ramuth

Pixabay / CBD-Infos-com

Em um panorama mais amplo, o Brasil registrou em 2024 um total de 672 mil pacientes em tratamento com cannabis medicinal

O governo do estado de São Paulo decidiu vetar o Projeto de Lei nº 954/2023, que visava estabelecer um Programa de Produção e Distribuição de Medicamentos à Base de Cannabis Medicinal, gerido pela Fundação para o Remédio Popular (Furp). A justificativa para essa decisão foi a necessidade de um planejamento mais robusto e a adequação orçamentária, segundo o governador em exercício, Felício Ramuth. São Paulo se destaca como um dos estados pioneiros na implementação de tratamentos com cannabis medicinal, tendo aprovado a Lei nº 17.618/23.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Essa legislação assegura que produtos à base de canabidiol sejam disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Furp, por sua vez, argumentou que o projeto de lei em questão não apresentava uma estimativa clara do impacto financeiro, o que contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Constituição Federal.

O Projeto de Lei foi apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pelos deputados Valdomiro Lopes e Caio França. O deputado Enio Tatto, que elaborou um parecer favorável ao projeto, destacou a importância de garantir o acesso seguro aos medicamentos derivados da cannabis para a população, citando outros países como exemplo.

Em um panorama mais amplo, o Brasil registrou em 2024 um total de 672 mil pacientes em tratamento com cannabis medicinal, representando um crescimento de 56% em comparação ao ano anterior, segundo dados da Kaya Mind. São Paulo lidera o número de associações que buscam facilitar o acesso a esses produtos.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.