Lar Região São Paulo registra primeira morte por chikungunya em 2025

São Paulo registra primeira morte por chikungunya em 2025

por Jovem Pan
0 comentários
sao-paulo-registra-primeira-morte-por-chikungunya-em-2025

Homem de 60 anos começou a apresentar sintomas da doença em 3 de janeiro e faleceu no dia 11 do mesmo mês

Pixabay

Até o momento, 631 casos da doença foram confirmados no município de Tupã

A cidade de Tupã, localizada no estado de São Paulo, registrou a primeira morte por chikungunya, marcando um momento crítico na luta contra essa doença viral. A vítima, um homem de 60 anos que também sofria de diabetes, estava internada na Santa Casa de Misericórdia. Ele começou a apresentar sintomas da doença em 3 de janeiro e faleceu no dia 11 do mesmo mês. A confirmação do óbito foi divulgada recentemente, trazendo à tona a gravidade da situação na região. Até o momento, 631 casos da doença foram confirmados no município.

Diante desse cenário alarmante, a Prefeitura de Tupã intensificou suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor da chikungunya. As medidas adotadas incluem a pulverização de inseticidas, nebulização aérea e noturna, além do aumento do número de agentes de campo dedicados à busca e eliminação de criadouros do mosquito. Além disso, a prefeitura está realizando a limpeza e roçada de terrenos e áreas públicas. Com autorização judicial, as autoridades também estão entrando em propriedades particulares abandonadas para eliminar possíveis focos do mosquito.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A situação em Tupã reflete um problema maior enfrentado pelo estado de São Paulo, que já confirmou 1.186 casos de chikungunya e 3.773 casos prováveis. A região de Marília, onde Tupã está localizada, contabiliza 688 casos confirmados e 1.477 prováveis. Em nível nacional, o Ministério da Saúde do Brasil registrou 13 óbitos confirmados por chikungunya, 14 em investigação e 2.762 casos prováveis. A chikungunya, assim como a dengue, é transmitida pelo Aedes aegypti, um mosquito que se prolifera em locais com acúmulo de água parada.

Publicado por Luisa Cardoso

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.