Lar Brasil Rota de voo da Azul muda devido ao mau tempo e companhia declara emergência por falta de combustível

Rota de voo da Azul muda devido ao mau tempo e companhia declara emergência por falta de combustível

por da Redacao
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Aeronave, que decolou às 13h23 de Campinas (SP), com destino a São Luís (MA), enfrentou chuvas intensas e ventos de até 40 km/h; Cenipa foi acionado para investigar o ocorrido

Divulgação/Azul

A empresa se comprometeu a oferecer suporte aos clientes afetados pelo incidente, garantindo que seus direitos fossem respeitados

Um incidente envolvendo um Airbus A320 da Azul Linhas Aéreas ocorreu nesta quarta-feira (19) quando a aeronave declarou emergência devido a um nível crítico de combustível. O voo AD 4871, que partiu de Campinas, São Paulo, com destino a São Luís, Maranhão, enfrentou dificuldades em duas tentativas de pouso, que foram frustradas pelas condições climáticas adversas. Como resultado, o piloto optou por desviar a rota para Teresina, Piauí, mas as condições ainda não permitiram a aterrissagem. Diante da situação, o comandante da aeronave fez a declaração de “mayday fuel”, um protocolo que é acionado quando a autonomia de voo do avião é inferior a 30 minutos.

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Essa declaração garante que a aeronave tenha prioridade para pousar. O voo, que decolou às 13h23, enfrentou chuvas intensas e ventos de até 40 km/h, o que dificultou as tentativas de pouso em São Luís e Teresina. A aterrissagem em Parnaíba, Piauí, ocorreu com sucesso às 17h49. A companhia aérea Azul informou que os passageiros foram assistidos de acordo com a Resolução 400 da ANAC, que regula as condições de transporte de passageiros em situações de emergência. A empresa se comprometeu a oferecer suporte aos clientes afetados pelo incidente, garantindo que seus direitos fossem respeitados.

Além disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e está atualmente coletando informações para investigar as circunstâncias do ocorrido.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

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