Lar Esportes Pressão de Lula por licença da Petrobras na Foz do Amazonas antes da COP30

Pressão de Lula por licença da Petrobras na Foz do Amazonas antes da COP30

por Jovem Pan
0 comentários
pressao-de-lula-por-licenca-da-petrobras-na-foz-do-amazonas-antes-da-cop30

A urgência em obter essa licença se deve ao receio do governo de que protestos possam ocorrer durante a conferência, que está marcada para novembro em Belém

A expectativa é que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emita a autorização nos próximos 30 dias, permitindo que a empresa inicie pesquisas de petróleo na Margem Equatorial, que é rica em reservas

O presidente Lula está pressionando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para que a licença da Petrobras na Foz do Amazonas seja liberada antes da COP30. A expectativa é que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emita a autorização nos próximos 30 dias, permitindo que a empresa inicie pesquisas de petróleo na Margem Equatorial, que é rica em reservas. A urgência em obter essa licença se deve ao receio do governo de que protestos possam ocorrer durante a conferência, que está marcada para novembro em Belém. A ministra Marina Silva enfatiza que a concessão das licenças segue rigorosamente os critérios legais estabelecidos, sem atropelos. Lula já havia se comprometido com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a facilitar a liberação da licença do Ibama, que foi negada em 2023. De acordo com assessores, Marina estava ciente da pressão e da necessidade de acelerar o processo, especialmente após a ascensão de Alcolumbre à presidência do Senado, que representa um estado que se beneficiaria diretamente da licença.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Caso o Ibama aprove a solicitação, a Petrobras poderá iniciar testes de perfuração a 540 km da costa do Amapá. As estimativas indicam que a Margem Equatorial possui cerca de 30 bilhões de barris de petróleo, o que torna a exploração da área extremamente atrativa para o governo e a empresa. Marina Silva também divulgou um relatório sobre as licenças emitidas pelo Ibama, revelando que em 2024 houve um aumento de 10% no total de licenças, com 295 delas destinadas ao setor de petróleo e gás. A ministra reafirma que a concessão das licenças busca um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, respeitando a legislação vigente.

publicado por Patrícia Costa

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.