Lar Região Polônia pede armas nucleares dos EUA para reforçar segurança contra Rússia

Polônia pede armas nucleares dos EUA para reforçar segurança contra Rússia

por da Redacao
0 comentários
polonia-pede-armas-nucleares-dos-eua-para-reforcar-seguranca-contra-russia

Presidente polonês, Andrzej Duda, acredita que, após a guerra na Ucrânia, seu país pode se tornar o próximo alvo de Vladimir Putin, dada a proximidade geográfica com a Ucrânia

  • Por da Redação
  • 14/03/2025 20h40

Andrzej Duda

Presidente polonês Andrzej Duda gesticula enquanto se dirige à mídia durante uma coletiva de imprensa conjunta com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte

O presidente polonês, Andrzej Duda, solicitou que os Estados Unidos considerem a instalação de armas nucleares em seu território, com o objetivo de reforçar a segurança da Polônia em face das ameaças russas. Duda acredita que, após a guerra na Ucrânia, seu país pode se tornar o próximo alvo de Vladimir Putin, dada a proximidade geográfica com a Ucrânia. Como comandante das forças armadas da Polônia, Duda traçou um paralelo entre a atual postura agressiva da Rússia e a da antiga União Soviética, criticando a “ganância imperial” de Moscou. Ele já havia levantado a questão da presença de armas nucleares em conversas anteriores com Keith Kellogg, enviado especial dos EUA para a Ucrânia.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A proposta de Duda é vista como uma medida de defesa, especialmente após a movimentação de parte do arsenal nuclear russo para Belarus em 2023. Além disso, o presidente polonês manifestou apoio às ideias do presidente francês, Emmanuel Macron, que propôs ampliar o alcance das armas nucleares francesas para outros países da Otan. Desde o início do conflito na Ucrânia, a Polônia tem destinado 5% de seu PIB para investimentos em defesa, um percentual que supera até mesmo o dos Estados Unidos. Duda ressaltou que a presença de infraestrutura militar americana e da Otan em solo polonês é um indicativo do compromisso dos EUA com a segurança de seu país.

O presidente polonês também expressou otimismo em relação ao presidente americano, Donald Trump, acreditando que ele possui um plano para incentivar a Rússia a adotar uma postura mais razoável nas negociações sobre a guerra. Duda, no entanto, descartou a ideia de desenvolver um arsenal nuclear polonês, argumentando que isso demandaria um longo período de tempo.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • Tags:
  • Donald Trump, Estados Unidos, Otan, pib, Polônia

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

?>

Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestE-mail

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.