Jovem Pan > Notícias > Política > Partido Liberal enfrenta dificuldade para aprovar anistia na Câmara dos Deputados

Falta de apoio dos líderes partidários tem levado o PL a buscar 257 assinaturas individuais, o que gerou descontentamento entre os membros do Centrão, que se sentem prejudicados pelas obstruções nas votações

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2025 13h51

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Devido a sua expressiva bancada, o PL conseguiu obstruir o funcionamento de algumas comissões

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, enfrenta desafios significativos na Câmara dos Deputados em sua tentativa de aprovar um projeto de anistia para os condenados em relação aos eventos de 8 de janeiro. A falta de apoio dos líderes partidários tem levado o PL a buscar 257 assinaturas individuais, o que gerou descontentamento entre os membros do Centrão, que se sentem prejudicados pelas obstruções nas votações. Sóstenes Cavalcante, líder do PL, declarou que já conta com 163 assinaturas, mas ainda precisa de mais 94 para que a proposta possa ser discutida. A responsabilidade de decidir sobre a votação do requerimento de urgência recai sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta, que tem demonstrado hesitação em priorizar o tema, temendo possíveis conflitos com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Líderes de partidos centristas criticam a estratégia do PL, alegando que a oposição está tentando avançar com o projeto sem um diálogo adequado, o que pode comprometer futuras negociações. Essa postura tem gerado um clima de tensão, dificultando a construção de consensos necessários para a aprovação de outras pautas importantes.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Devido a sua expressiva bancada, o PL conseguiu obstruir o funcionamento de algumas comissões, mas, após solicitações de Hugo Motta, decidiu liberar as comissões de Saúde, Agricultura e Turismo para votações essenciais. Sóstenes Cavalcante defendeu que a obstrução realizada pelo PL é uma ação responsável, enquanto aguarda que Motta permita que os líderes assinem o requerimento de urgência para a proposta.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

  • Tags:
  • Hugo Motta, Jair Bolsonaro, Sóstenes Cavalcante, STF

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >