Lar Esportes ‘Orgulho do nosso cinema e da nossa democracia’, diz Lula sobre Oscar de ‘Ainda Estou Aqui’

‘Orgulho do nosso cinema e da nossa democracia’, diz Lula sobre Oscar de ‘Ainda Estou Aqui’

por da Redacao
0 comentários
‘orgulho-do-nosso-cinema-e-da-nossa-democracia’,-diz-lula-sobre-oscar-de-‘ainda-estou-aqui’

O governo Lula se opõe à reabilitação de emendas parlamentares canceladas, apesar da aprovação no Senado e pressão do Congresso.

Divulgação/Governo Federal

Peça elaborada pelo governo brasileiro para celebrar “Ainda Estou Aqui”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a histórica vitória do filme “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional. Em publicação nas redes sociais, ele destacou o orgulho pelo cinema nacional. “Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo”, escreveu Lula.

O cinema brasileiro fez história na noite deste domingo (2), durante a 97ª edição do Oscar. O filme, dirigido por Walter Salles, tornou-se a primeira produção nacional a conquistar uma estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. A vitória foi acompanhada com grande expectativa pelos brasileiros, que, em pleno domingo de Carnaval, se reuniram em frente às telas para torcer pelo longa.

O longa também foi indicado às categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. O roteiro é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e retrata a luta de sua mãe, Eunice Paiva, em busca da verdade sobre o desaparecimento do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, vítima da ditadura militar brasileira nos anos 1970.

Walter Salles dedicou o prêmio à memória de Eunice Paiva e destacou a importância de preservar a história e os direitos humanos. “Esse prêmio vai para ela: Eunice Paiva”, afirmou o cineasta ao receber o Oscar no Teatro Dolby, em Los Angeles.

A conquista também foi celebrada por diversas autoridades. O vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou que o prêmio simboliza o reconhecimento do talento brasileiro. “Um orgulho para todos os brasileiros e brasileiras que, em meio ao Carnaval, pararam para assistir ao nosso país ser reconhecido mundialmente pela sua arte e pela defesa dos valores democráticos”, afirmou.

O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Cultura divulgaram uma nota conjunta parabenizando a equipe do filme. “A premiação reflete a excelência do cinema brasileiro, ampliando sua projeção no cenário internacional. Além disso, reforça o indispensável papel da cultura como instrumento de memória e reflexão”, diz o comunicado.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A histórica vitória de “Ainda Estou Aqui” coloca o Brasil em destaque no cenário cinematográfico mundial e reafirma a importância do cinema como ferramenta de preservação da memória e dos direitos humanos.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.