Lar Politica ONU enfrenta queda de 40% no financiamento para ajuda internacional

ONU enfrenta queda de 40% no financiamento para ajuda internacional

por admin
0 comentários
onu-enfrenta-queda-de-40%-no-financiamento-para-ajuda-internacional

De acordo com Programa Mundial de Alimentos, ‘gravidade dos cortes, combinada com números recordes de pessoas necessitadas, resultou em uma crise sem precedentes para milhões de pessoas em todo o mundo’

  • 28/03/2025 11h41

MOHAMMED ABED / AFP

Trabalhadores da Agência da ONU, UNRWA, distribuem suprimentos às pessoas em Rafah, no sul da Faixa de Gaza

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU anunciou nesta sexta-feira (28) um corte de 40% de seu financiamento para 2025, citando uma “crise sem precedentes”, já que 58 milhões de pessoas correm o risco de perder uma assistência vital. “A organização enfrenta atualmente uma queda alarmante de 40% de seu financiamento para 2025 em relação ao ano passado. A gravidade desses cortes, combinada com números recordes de pessoas necessitadas, resultou em uma crise sem precedentes para dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo”, disse o PMA em um comunicado.

“Estamos diante de um abismo financeiro com consequências potencialmente fatais”, alertou Rania Dagash-Kamara, chefe do setor de alianças e inovação do PMA, citada no comunicado.  Segundo estimativas do PMA, “58 milhões de pessoas correm o risco de perder assistência vital prestada pelas 28 operações mais críticas da agência devido a financiamento insuficiente”. O PMA alertou na quinta-feira que suas reservas de ajuda alimentar em Gaza acabarão em duas semanas e que a fome voltou a ser uma ameça após a retomada das operações militares israelenses no território palestino.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Anúncios de cortes na ajuda internacional se multiplicaram nos últimos meses.  Os Estados Unidos cortaram 83%, ou bilhões de dólares, dos programas de sua agência de desenvolvimento, a Usaid, que até agora administrava um orçamento anual de 42,8 bilhões de dólares (245 bilhões de reais), o que representa 42% da ajuda humanitária mundial. Reino Unido, França e Alemanha também cortaram seus orçamentos de ajuda internacional, assim como os países escandinavos.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira

  • Tags:
  • financiamento para ajuda internacional, ONU, Programa Mundial de Alimentos, queda de 40%

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

?>

Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestE-mail

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.