Lar Educação Novo critério de taxação de Trump pode impactar produtos brasileiros com tarifas de até 28%

Novo critério de taxação de Trump pode impactar produtos brasileiros com tarifas de até 28%

por da Redacao
0 comentários
novo-criterio-de-taxacao-de-trump-pode-impactar-produtos-brasileiros-com-tarifas-de-ate-28%

Mudança não se limita apenas às tarifas de importação, mas também abrange impostos internos, regulamentações e políticas cambiais

Andrew Harnik / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou um novo critério para a taxação global que pode impactar diretamente o Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou um novo critério para a taxação global que pode impactar diretamente o Brasil, com a possibilidade de que produtos brasileiros enfrentem tarifas de até 28%. Especialistas em economia alertam que essa mudança pode gerar desordem no comércio internacional e afetar negativamente a economia americana, incluindo um possível aumento temporário da inflação. Esse novo critério de taxação não se limita apenas às tarifas de importação, mas também abrange impostos internos, regulamentações e políticas cambiais. A análise das tarifas deverá ser finalizada até o dia 1º de abril, priorizando os países que possuem superávits comerciais com os Estados Unidos. Apesar de o Brasil ter um déficit comercial com os EUA, a nova estratégia de Trump pode ter consequências significativas para a economia brasileira.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

De acordo com estimativas da Capital Economics, a taxa média de taxação para o Brasil seria de 28%, enquanto a Índia enfrentaria uma média de 29% e a União Europeia, 25%. Economistas como Erica York e Brad Setser contestam a perspectiva de Trump, que considera o imposto sobre valor agregado (IVA) como uma tarifa, argumentando que o IVA não faz distinção entre produtos estrangeiros e incide sobre o consumo interno. Jennifer Hillman, que já ocupou um cargo no comércio dos EUA, ressaltou que o plano de Trump é complexo e pode provocar reações adversas contra os Estados Unidos. Paul Ashworth, economista-chefe da Capital Economics, advertiu que essa nova abordagem de taxação poderia elevar a tarifa média efetiva sobre as importações dos EUA de 3% para aproximadamente 20%, resultando em um aumento temporário da inflação americana que poderia chegar a 4%.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.