Jovem Pan > Notícias > Mundo > Mulher mais velha do mundo revela segredo para viver até os 115 anos

A inglesa Ethel Caterhan conquistou o título após a morte da freira brasileira Inah Canabarro Lucas, aos 116 anos, na última quarta-feira (30)

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2025 18h55

Reprodução/Facebook/Hallmark Lakeview Luxury Care Home

Inglesa Ethel Caterhan, pessoa mais velha do mundo

Aos 115 anos, a inglesa Ethel Caterhan acaba de se tornar a pessoa mais velha do mundo, e revelou o segredo para chegar ao centenário. “Nunca discutir com ninguém. Eu ouço e faço o que gosto”. Ethel Caterhan, que atualmente vive em uma casa de repouso na Inglaterra, conquistou o título após a morte da freira brasileira Inah Canabarro Lucas, aos 116 anos, na última quarta-feira (30). Nascida em 21 de agosto de 1909 na vila de Shipton Bellinger, localizada ao sul da Inglaterra, Ethel é uma das mais novas de uma família de oito irmãos. Ao longo de sua vida, já morou na Índia e Hong Kong, fundou uma escola e teve duas filhas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Ethel mudou-se para a Índia aos 18 anos, quando foi como babá para acompanhar uma família inglesa de militares. Ficou no país por três anos e, mais tarde, conheceu o futuro marido, Norman Caterham, durante um jantar. Como ele era major do exército britânico, os dois passaram alguns anos morando entre Hong Kong, onde ela fundou uma pré-escola para ensinar inglês e jogos educativos, e Gibraltar, onde o casal teve duas filhas. Ele morreu em 1976, aos 71 anos.

Em entrevista concedida ao jornal The Telegraph, Ethel contou que dirigiu até os 97 anos. “Suponho que se você puder magicamente manter sua energia, boa saúde e senso de aventura, então parece uma boa ideia”, disse, em 2022, sobre ser centenária. Hoje, gosta de jogar cartas e foi parabenizada na casa de repouso onde mora ao conquistar o título de pessoa mais velha do mundo, concedido pelo Gerontology Research Group. Ela ganhou uma festa e foi fotografada com uma tiara na cabeça.

“Parabéns à moradora de Lakeview, Ethel, por se tornar a pessoa mais velha do mundo! Que marco incrível e um verdadeiro testemunho de uma vida bem vivida. Sua força, espírito e sabedoria são uma inspiração para todos nós. Um brinde à sua jornada extraordinária!”, celebrou a publicação.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Américo

  • Tags:
  • Ethel Caterhan, Inah Canabarro Lucas, Inglaterra

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >