Lar Policia Morre Boris Spassky, enxadrista campeão mundial e derrotado no ‘Jogo do Século’

Morre Boris Spassky, enxadrista campeão mundial e derrotado no ‘Jogo do Século’

por admin
0 comentários
morre-boris-spassky,-enxadrista-campeao-mundial-e-derrotado-no-‘jogo-do-seculo’

Spassky nasceu em São Petersburgo, na Rússia (na época, Leningrado, na União Soviética), em 1937. Ele foi considerado um prodígio e conquistou o título de grande mestre aos 18 anos. “Uma grande personalidade se foi. Gerações de jogadores de xadrez aprenderam e continuam a aprender com seus jogos e trabalho. Uma grande perda para o país. Condolências à família e amigos. Memória eterna”, disse Filatov.

O título mundial do enxadrista foi em 1969, quando derrotou Tigran Petrosyan. Ele participou do chamado “Jogo do Século”, que decidiu o campeão do mundo em 1972. O adversário e vencedor foi o americano-islandês Robert Fischer, que morreu em 2008, aos 64 anos.

A Federação Internacional de Xadrez (Fide) lamentou a morte do enxadrista, o qual foi definido como “um dos jogadores mais talentosos de sua geração”.

A estreia de Spassky foi no Torneio de Candidatos, em Amsterdã, na Holanda, em 1956, aos 19 anos. Antes de vencer o título mundial, ele chegou a desafiar Petrosyan, em 1966, mas foi derrotado pelo campeão.

Spassky jogou sete vezes pelo time soviético das Olimpíadas de Xadrez, entre 1962 e 1978. Em 1976, ele imigrou para a França, onde ganhou cidadania do país e chegou a representá-lo em 1984 e em 1988.

Aos 75 anos, em 2012, Spassky voltou para a Rússia. Ele foi convidado para acompanhar o Mundial de Xadrez de 2014, entre Magnus Carlsen e Viswanathan Anand. O grande mestre viveu na Rússia até a morte e se dedicou a criar escolas e clubes para promover o xadrez.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.