Jovem Pan > Notícias > Brasil > Metade dos brasileiros reduziram o consumo de álcool no último ano, mostra pesquisa

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 8 e 11 de abril, com 1.912 participantes, revela que a população brasileira está quase igualmente dividida em relação ao consumo de álcool

  • Por da Redação
  • 03/05/2025 18h42

Freepik

Brasileiros consomem cerca de 4,5 doses de álcool semanalmente

A pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 8 e 11 de abril, com 1.912 participantes, revela que a população brasileira está quase igualmente dividida em relação ao consumo de álcool. De acordo com os dados, 51% dos entrevistados afirmam que consomem bebidas alcoólicas, enquanto 49% se abstêm desse hábito. Entre os que consomem, 53% relataram ter reduzido a quantidade de álcool ingerido no último ano, enquanto 12% notaram um aumento em seu consumo. Em média, os brasileiros consomem cerca de 4,5 doses de álcool semanalmente, com 10% da população bebendo 11 ou mais doses. A frequência de consumo varia, com 3% dos entrevistados bebendo de cinco a sete dias por semana e 20% consumindo de uma a duas vezes. A percepção sobre o consumo é majoritariamente positiva, com 81% dos entrevistados considerandos seu nível de ingestão adequado. No entanto, 18% acreditam que estão consumindo álcool em excesso.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A redução no consumo de álcool é uma tendência observada globalmente, especialmente entre os jovens. No Brasil, 58% dos indivíduos na faixa etária de 18 a 34 anos consomem álcool, enquanto esse número diminui entre os mais velhos. A pesquisa também destaca diferenças significativas entre os gêneros. Enquanto 58% dos homens afirmam consumir álcool, apenas 42% das mulheres fazem o mesmo. Entre aqueles que não bebem, 61% dos homens já experimentaram álcool, em comparação a 40% das mulheres. As mulheres tendem a citar o desagrado pelo sabor das bebidas alcoólicas como uma das principais razões para não consumi-las.

A saúde é uma preocupação central para muitos, sendo o principal motivo para evitar o consumo de álcool, mencionado por 34% dos entrevistados. Outros fatores que influenciam essa decisão incluem a aversão ao sabor das bebidas, citada por 21%, e questões religiosas, mencionadas por 13%. Além disso, a renda também desempenha um papel importante, com o consumo de álcool sendo menos comum entre as camadas mais pobres da população. Entre os 51% que não consomem álcool, 48% já beberam em algum momento da vida e decidiram parar, enquanto 52% nunca experimentaram bebidas alcoólicas.

Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • Tags:
  • Bebida alcoolica, Datafolha

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >