Lar Economia Marcelo Rubens Paiva, autor de ‘Ainda Estou Aqui’, é alvo de agressão no desfile do bloco do Baixo Augusta

Marcelo Rubens Paiva, autor de ‘Ainda Estou Aqui’, é alvo de agressão no desfile do bloco do Baixo Augusta

por Jovem Pan
0 comentários
marcelo-rubens-paiva,-autor-de-‘ainda-estou-aqui’,-e-alvo-de-agressao-no-desfile-do-bloco-do-baixo-augusta

Um rapaz arremessou uma lata de bebida e uma mochila no escritor, que é cadeirante; Paiva usava uma máscara da atriz Fernanda Torres, que interpretou sua mãe Eunice Paiva no filme indicado ao Oscar

ROBERTO SUNGI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O escritor Marcelo Rubens Paiva e a atriz Alessandra Negrini durante o cortejo do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta neste domingo (23)

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor de livros como “Feliz Ano Velho” e “Ainda Estou Aqui”, que deu origem ao filme homônimo que concorre ao Oscar este ano, foi alvo de agressões neste domingo (23), durante o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos mais tradicionais do pré-carnaval paulistano.

Um rapaz arremessou uma lata de bebida e uma mochila na direção do escritor, que não se feriu. As agressões aconteceram no início do cortejo, que desce a Rua da Consolação, no centro da capital, partindo do cruzamento com a Avenida Paulista. Paiva é porta-estandarte do Baixo Augusta desde o ano de fundação do bloco, há 16 anos.

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

De acordo com a assessoria do Baixo Augusta, o autor das agressões não disse os motivos que o levaram a arremessar os objetos contra o escritor. O homem, que não foi identificado, foi retirado do cortejo, segundo os organizadores. “O Acadêmicos do Baixo Augusta lamenta o ocorrido no início do bloco. Durante as homenagens ao Marcelo Rubens Paiva, fundador e porta estandarte do bloco há 16 anos, um folião jogou objetos na direção do Marcelo. Foi um susto, uma violência nunca vista. O triste ocorrido não apagou o brilho da homenagem”, disse o bloco, em comunicado.

Vídeos que circulam nas redes mostram o momento em que a mochila é arremessada. O agressor, do lado de fora do cordão de isolamento, joga o objeto com força, que resvala na cabeça de Marcelo. O escritor, que é cadeirante, se locomovia pela parte de dentro da área isolada e usava uma máscara da atriz Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva (mãe de Marcelo) em “Ainda Estou Aqui”. Ele desvia da mochila, que parece não atingi-lo. Em outros registros, o suposto agressor ainda faz gestos obscenos contra o escritor e contra fotógrafos que registraram a cena.

O escritor Marcelo Rubens Paiva usa máscara da atriz Fernanda Torres ao lado da atriz Alessandra Negrini (ROBERTO SUNGI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Depois das agressões, ele permaneceu na festa por mais algumas horas, posou ao lado da atriz Alessandra Negrini, rainha do bloco, cantou ao lado de Wilson Simoninha, e retornou para a sua residência. A reportagem tentou contato com Marcelo Rubens Paiva, mas não havia obitido retorno até a publicação deste texto.

Para o canal GloboNews, da TV Globo, Paiva lamentou o episódio “O cara jogou mochila na cara, não entendi o que aconteceu. Já é meu 16º desfile e nunca fui atacado. Coisa estranha e não entendi o porquê. Jogar uma mochila na cara de um cadeirante, porta-bandeira que quer se divertir, que faz isso há 16 anos, não entendi esse grau de violência”, disse o escritor.

Em São Paulo, foram instalados 160 postos de atendimento e 30 torres de observação, principalmente nos 14 megablocos, que têm previsão de atrair cerca de 500 mil pessoas por dia. O Comando de Aviação da PM também será usado para sobrevoar a capital paulista com dois helicópteros Águia, com o objetivo de dar apoio às equipes em solo e atuar em alguma ocorrência de salvamento.

O Baixo Augusta é um dos 601 blocos de rua previstos para desfilar este ano, segundo a Prefeitura de São Paulo, que trata o carnaval paulistano como o maior do Brasil. O público estimado, conforme a gestão municipal, é de 16 milhões de pessoas. A previsão é de que as festas possam dar retorno econômico à capital de R$ 3,4 bilhões.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carol Santos

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.