Presidente da República declarou que a parceria do governo com o Congresso está criando as condições para a construção de um país desenvolvido e justo, com crescimento econômico, geração de emprego e renda
TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Lula também abordou a situação das estatais, minimizando os déficits e afirmando que estes não representam uma ameaça às finanças públicas
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou sua determinação em manter o equilíbrio fiscal ao longo de 2025. Uma das propostas em destaque é a isenção do Imposto de Renda para aqueles que recebem até R$ 5.000. Lula ressaltou que, no momento, não há previsão para novas medidas fiscais, mas que está aberto a reavaliar essa posição se necessário. Ele enfatizou a relevância de priorizar a arrecadação em vez de reduzir direitos das populações mais vulneráveis. Em sua mensagem ao Congresso, o presidente expressou gratidão pela colaboração no que chamou de “projeto de reconstrução do Brasil”.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Ele mencionou iniciativas significativas, como o Novo PAC, além de destacar o crescimento do PIB, que alcançou 3,2% em 2023. Lula também abordou a situação das estatais, minimizando os déficits e afirmando que estes não representam uma ameaça às finanças públicas. O presidente enfatizou a importância da parceria com o Legislativo, especialmente em relação a questões emergenciais, como as mudanças climáticas. Ele também sublinhou a necessidade de respeito mútuo entre os Poderes. Vale ressaltar que Lula não esteve presente na cerimônia de abertura do Ano Legislativo, delegando essa responsabilidade a seus ministros.
Durante a sessão de abertura, ocorreram protestos por parte de deputados alinhados a Jair Bolsonaro, além de manifestações de apoio ao governo atual. O presidente do Congresso fez um apelo por respeito à sessão e à democracia, destacando a importância de um ambiente político saudável e colaborativo.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias