Jovem Pan > Notícias > Política > Lula nomeia Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres após demitir Cida Gonçalves
Professora já teve experiências anteriores no Ministério do Desenvolvimento Social, onde atuou durante o segundo mandato do presidente, incluindo a função de ministra em 2010
- Por da Redação
- 05/05/2025 16h48
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Cida Gonçalves, Lula e Márcia Lopes durante posse no Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou a demissão da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. A decisão foi tomada após uma reunião entre Lula e Cida no Palácio do Planalto, três dias atrás. A exoneração e a nova nomeação serão formalizadas no Diário Oficial da União. Para assumir o cargo deixado por Cida, Lula escolheu Márcia Lopes, que possui uma trajetória significativa como assistente social e professora. Márcia já teve experiências anteriores no Ministério do Desenvolvimento Social, onde atuou durante o segundo mandato de Lula, incluindo a função de ministra em 2010.
A mudança na equipe ministerial acontece em um contexto de reforma que já resultou em seis alterações neste ano. Desde o início do atual governo, já foram realizadas 12 trocas de ministros, refletindo uma dinâmica de ajustes na administração. A nomeação de Márcia Lopes é vista como uma estratégia para fortalecer a atuação do ministério em um momento em que a agenda das mulheres é uma prioridade para o governo.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.