Lar Economia Lula critica papel de Trump por negociar paz na Ucrânia sem ouvir Zelensky e União Europeia

Lula critica papel de Trump por negociar paz na Ucrânia sem ouvir Zelensky e União Europeia

por da Redacao
0 comentários
lula-critica-papel-de-trump-por-negociar-paz-na-ucrania-sem-ouvir-zelensky-e-uniao-europeia

Ricardo Stuckert / PR

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista para a Rádio Diário FM, de Macapá. Granja do Torto, Brasília – DF.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua insatisfação em relação às recentes negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, que ocorreram na Arábia Saudita sem a presença de representantes ucranianos e da União Europeia. Lula ressaltou a necessidade de incluir tanto o presidente russo Vladimir Putin quanto o presidente ucraniano Volodimir Zelensky nas discussões para tentar reestabelecer a paz.

“Não é nem chamar só o Putin ou chamar só o Zelensky. Tem que chamar os dois e colocar na mesa de negociação e encontrar um denominador comum que possa reestabelecer a paz.” O presidente da República acredita que um diálogo aberto é crucial para a construção de um entendimento mútuo.

O presidente criticou o papel do presidente dos Estados Unidos Donald Trump nas negociações de paz. “O papel do Trump de querer negociar sem querer ouvir a União Europeia é ruim, muito ruim. A União Europeia se envolveu nessa guerra com muita força e agora não pode ficar de fora de negociação. Penso que é possível, e se o Trump estiver jogando de verdade e quiser a paz, ele pode conseguir”, afirmou Lula, nesta quarta-feira (19), no Palácio do Planalto, ao lado do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.

Lula reafirmou a tradição do Brasil em promover a paz em cenários de conflito. Ele também condenou a invasão da Ucrânia, assim como o genocídio na Faixa de Gaza e os bloqueios impostos a países como Venezuela e Cuba. Essas declarações refletem a postura do Brasil em relação a questões internacionais e seu compromisso com a diplomacia.

No entanto, o mandatário disse que o Brasil não enviará tropas para a Ucrânia. “O Brasil não enviará tropa. O Brasil só mandará missão de paz. Para negociar a paz o Brasil está disposto a fazer qualquer coisa. E é por isso que o Brasil tem brigado há dois anos, e o Brasil não mudará de posição”, declarou.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carol Santos

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.