Lar Saúde Líderes mundiais parabenizam papa Leão XIV e falam em fortalecimento de relações, diálogos e paz 

Líderes mundiais parabenizam papa Leão XIV e falam em fortalecimento de relações, diálogos e paz 

por Sarah Americo
0 comentários
lideres-mundiais-parabenizam-papa-leao-xiv-e-falam-em-fortalecimento-de-relacoes,-dialogos-e-paz 

Robert Fancis Prevost foi eleito papa nesta quinta-feira (8), segundo dia de conclave, e escolheu o nome Leão XIV para seu pontificado

  • Por Sarah Américo
  • 08/05/2025 16h06 – Atualizado em 08/05/2025 19h55

Alberto PIZZOLI / AFP

Recém-eleito Papa Leão XIV, Robert Prevost, discursa para a multidão na varanda central da Basílica de São Pedro pela primeira vez, após os cardeais encerrarem o conclave, no Vaticano

Após o anúncio de que um novo papa havia sido eleito e a apresentação dele para o público, não demorou para que as reações internacionais começassem a aparecer. Além do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, país ao qual Robert Fancis Prevost, nasceu, outros líderes também se manifestaram. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou o papa Leão XIV e expressou esperança de que o pontífice americano e peruano inicie um “diálogo construtivo” com o Kremlin. “Confio que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuem a desenvolver-se com base nos valores cristãos que nos unem”, afirmou Putin em uma mensagem publicada pelo Kremlin.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Quem também se manifestou foi o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Ele disse esperar que o Vaticano continue apoiando “moralmente e espiritualmente” Kiev para “restabelecer a justiça e alcançar uma paz duradoura” com Moscou. “A Ucrânia aprecia profundamente a posição constante da Santa Sé em favor do respeito ao direito internacional, condenando a agressão militar da Federação da Rússia contra a Ucrânia e protegendo os direitos dos civis inocentes”, acrescentou Zelensky, em uma mensagem publicada no X.

O líder israelense, Isaac Herzog, disse esperar que os laços entre seu país e o Vaticano sejam reforçados, “Aspiramos fortalecer as relações entre Israel e a Santa Sé, assim como a amizade entre judeus e cristãos na Terra Santa e em todo o mundo”, afirmou em um comunicado. Donald Trump, parabenizou Leão XIV. “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, disse ele. “Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um grande momento!”. Marco Rubio, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, também se manifestou. “Os Estados Unidos anseiam aprofundar sua relação duradoura com a Santa Sé com o primeiro pontífice americano”, disse Rubio, um católico conservador, em um comunicado.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, instou o novo pontífice a defender os migrantes “humilhados” nos Estados Unidos. “Que seja o grande líder dos povos migrantes no mundo e que encoraje nossos irmãos migrantes latino-americanos, hoje humilhados nos EUA”, afirmou o mandatário no X. “É mais que um americano”, acrescentou. O premiê espanhol, o socialista Pedro Sánchez, disse esperar que o novo papa “contribua para fortalecer o diálogo e a defesa dos direitos humanos”. Os reis da Espanha, por sua vez, apontaram que seu chamado pela paz “inspira” e “encoraja”, segundo mensagem da Casa Real espanhola no X.

Confira outras felicitações: 

Peru

A presidente do Peru, Dina Boluarte, destacou o fato de que o papa Leão XIV seja peruano por “escolha e convicção” com mais de 20 anos de serviço no país. É um “momento histórico para o Peru”, destacou no Facebook sobre a eleição de Robert Prevost, que nasceu em Chicago mas tornou-se peruano em 2015. “Escolheu ser um de nós, viver entre nós e levar em seu coração a fé, a cultura e os sonhos deste país”, escreveu.

Argentina

“Hoje, mais que nunca, ansiamos que a voz do Papa ressoe com força na defesa dos pilares que sustentaram a civilização: a vida, como dom principal; a liberdade, como dom sagrado do Criador; e a propriedade privada, como fundamento da responsabilidade pessoal e do desenvolvimento dos povos”, disse o presidente da Argentina, Javier Milei.

México

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, ressaltou sua “convergência humanista” com o novo pontífice. “Parabenizamos sua santidade Leão XIV (…) Ratifico nossa convergência humanista em favor da paz e da prosperidade mundial”, declarou a governante.

Itália
O primeiro discurso de Leão XIV foi “um poderoso chamado à paz, à fraternidade e à responsabilidade”, reagiu a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. “A Itália olha com respeito e esperança” para sua “herança espiritual, que faz parte do caminho traçado pelo papa Francisco”, escreveu no X.

França

O presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu que o “novo pontificado seja portador de paz e esperança”. Também enviou uma “mensagem fraternal” ao novo papa e “a todos os católicos da França e do mundo” durante a celebração do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse esperar que o Vaticano continue apoiando “moralmente e espiritualmente” Kiev para “restabelecer a justiça e alcançar uma paz duradoura” com Moscou. “A Ucrânia aprecia profundamente a posição constante da Santa Sé em favor do respeito ao direito internacional, condenando a agressão militar da Federação da Rússia contra a Ucrânia e protegendo os direitos dos civis inocentes”, acrescentou em publicação no X.

Alemanha

“Por sua função, oferece esperança e orientação a milhões de fiéis em todo o mundo nesses tempos difíceis”, declarou o chefe do governo alemão, o conservador Friedrich Merz, em um comunicado.

Polônia

O presidente polonês, Andrzej Duda, assegurou que seu país, tradicionalmente católico, está disposto a “estreitar os laços únicos” com a Igreja após a eleição do papa Leão XIV. “Peço-lhe que aceite a garantia da vontade da República [da Polônia] de estreitar ainda mais esses laços únicos, em nome dos valores compartilhados, da responsabilidade pelo bem comum e do fortalecimento da paz mundial”, disse Duda, católico declarado.

União Europeia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enalteceu o compromisso do novo papa com a paz. “Desejamos que seu pontificado esteja guiado pela sabedoria e pela força, enquanto lidera a comunidade católica e inspira o mundo com seu compromisso em favor da paz e do diálogo”, afirmou Von der Leyen.

Reino Unido

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, celebrou a eleição “transcendental” de Leão XIV e destacou estar ansioso para trabalhar com ele. “A eleição do papa Leão XIV é um momento de profunda alegria para os católicos do Reino Unido e de todo o mundo, e abre um novo capítulo para a liderança da Igreja e no mundo”, disse.

Hungria

“Temos um papa! Temos esperança!”, reagiu o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban.

Líbano

O presidente libanês, Joseph Aoun, o único chefe de Estado cristão do mundo árabe, parabenizou a Igreja católica e “o mundo” pela eleição de Leão XIV. Aoun expressou sua esperança de que o novo papa fortaleça “o diálogo entre as religiões e as culturas, e faça de seu pontificado uma era rica em realizações a serviço de toda a humanidade”.

Portugal

“Acredito que esta eleição tem um significado político, um significado social, e espero que agora se concretize em um pontificado marcado por uma ação positiva, independentemente das crenças de todos aqueles que professam outras fés”, reagiu o primeiro-ministro português, Luís Montenegro.

*Com informações da AFP

 

  • Tags:
  • Donald Trump, Estados Unidos, Isaac Herzog, Israel, papa Leão 14, papa leão XIV, russia, ucrânia, vaticano, vladimir putin, Volodymyr Zelensky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

?>

Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestE-mail

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.