Lar Brasil Lewandowski defende PEC da Segurança Pública e cita ‘cenário desolador’

Lewandowski defende PEC da Segurança Pública e cita ‘cenário desolador’

por da Redacao
0 comentários
lewandowski-defende-pec-da-seguranca-publica-e-cita-‘cenario-desolador’

Ministro alertou que alocar recursos financeiros não resolverá o problema, sendo necessária uma ‘concertação nacional’ para unir esforços no combate à criminalidade, com ênfase na luta contra organizações criminosas

CLÁUDIO REIS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Ministro ressaltou a importância de estabelecer diretrizes gerais da União para a gestão das polícias, sem comprometer a autonomia das administrações locais

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, manifestou apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) voltada para a Segurança Pública, que será discutida e votada no Congresso Nacional.  “Propus ao senhor Presidente da República [Luiz Inácio Lula da Silva] que nós oferecêssemos ao Congresso Nacional uma PEC que chamasse para o colo do governo federal uma responsabilidade que constitucionalmente ele não tinha originalmente. Porque o modelo que nós temos hoje, de fazer com que a responsabilidade recaia totalmente sobre os ombros dos governadores – que comandam as suas polícias civis e militares – e também aos prefeitos – que têm as suas guardas municipais – é insuficiente”, pontuou.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A proposta tem como objetivo reunir diferentes esferas de governo na luta contra a violência e a insegurança, respeitando a autonomia de estados e municípios. Lewandowski sugeriu que a responsabilidade pela segurança pública, atualmente atribuída a governadores e prefeitos, seja compartilhada com o governo federal. Ele ressaltou a importância de estabelecer diretrizes gerais da União para a gestão das polícias, sem comprometer a autonomia das administrações locais.

Em um evento realizado em São Paulo, o ministro descreveu a situação da segurança pública no Brasil como um “cenário desolador”, afirmando que a realidade atual é insustentável. Ele alertou que simplesmente alocar recursos financeiros não resolverá o problema, sendo necessária uma “concertação nacional” para unir esforços no combate à criminalidade, com ênfase na luta contra organizações criminosas.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.