Lar Politica Juiz suspende decreto de Trump que elimina cidadania norte-americana de filhos de imigrantes

Juiz suspende decreto de Trump que elimina cidadania norte-americana de filhos de imigrantes

por Jovem Pan
0 comentários
juiz-suspende-decreto-de-trump-que-elimina-cidadania-norte-americana-de-filhos-de-imigrantes

Magistrado John Coughenour, atuando em Seattle, considerou a medida inconstitucional, argumentando que o presidente estava tentando contornar a legislação vigente

EFE/EPA/CJ GUNTHER

BOSTON (Estados Unidos), 02/05/2025.- Cidadãos participam de um protesto nacional contra a recente agenda do presidente dos EUA, Donald Trump, em frente ao Massachusetts State House, em Boston, Massachusetts, EUA, 05 de fevereiro de 2025. (Protestas) EFE/EPA/CJ GUNTHER

Um juiz federal decidiu suspender de forma indefinida o decreto do ex-presidente Donald Trump, que visava eliminar a concessão automática de cidadania americana para filhos de imigrantes nascidos nos Estados Unidos. O magistrado John Coughenour, atuando em Seattle, considerou a medida inconstitucional, argumentando que o presidente estava tentando contornar a legislação vigente. Essa decisão tem abrangência nacional e se junta a uma liminar já emitida pela juíza Deborah Boardman, em Maryland, que também impediu a aplicação do decreto. Boardman ressaltou que a cidadania ao nascer é uma prática tradicional e uma norma legal nos Estados Unidos, e que a nova interpretação poderia resultar na negação de cidadania a crianças, afetando mais de 150 mil nascimentos anualmente.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O decreto em questão é considerado uma violação da 14ª emenda da Constituição, que assegura a cidadania a todos os indivíduos nascidos em solo americano. Vários estados, incluindo Arizona, Illinois, Oregon e Washington, contestaram a medida, alegando que ela fere a Constituição e poderia deixar algumas crianças sem nacionalidade. Anthony Romero, diretor-executivo da União Americana pelas Liberdades Civis, também se manifestou contra o decreto, afirmando que a negação de cidadania a crianças representa um desrespeito aos valores fundamentais dos Estados Unidos.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.