Lar Politica Israel começa a retirar tropas de corredor estratégico em Gaza, afirma oficial israelense

Israel começa a retirar tropas de corredor estratégico em Gaza, afirma oficial israelense

por Jovem Pan
0 comentários
israel-comeca-a-retirar-tropas-de-corredor-estrategico-em-gaza,-afirma-oficial-israelense

Como parte do acordo de cessar-fogo com o Hamas, exército israelense passa a desocupar Netzarim, uma faixa de terra que divide norte e sul do território palestino 

EFE/ Exército de Israel

No início do cessar-fogo, Israel começou a permitir que palestinos cruzassem Netzarim para retornar às suas casas no norte devastado pela guerra

Um oficial israelense disse neste domingo (9), que as forças de Israel começaram a se retirar de um corredor estratégico em Gaza, como parte de um acordo de cessar-fogo com o Hamas que está avançando. Israel concordou, como parte da trégua, em remover suas forças do corredor de Netzarim, uma faixa de terra que divide o norte de Gaza do sul. O oficial falou sob condição de anonimato porque não estava autorizado a discutir o movimento das tropas com a mídia.

No início do cessar-fogo, Israel começou a permitir que palestinos cruzassem Netzarim para retornar às suas casas no norte devastado pela guerra, e a retirada das forças da área cumprirá outro compromisso do acordo. Não estava claro quantas tropas Israel retirou neste domingo.  A trégua de 42 dias já passou da metade, e as partes devem negociar uma extensão que levaria à libertação de mais reféns israelenses mantidos pelo Hamas. No entanto, o acordo é frágil e a extensão não está garantida.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As partes devem iniciar negociações sobre a segunda fase da trégua, mas parece haver pouco progresso.  O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estava enviando uma delegação ao Catar, um mediador-chave nas negociações entre as partes, mas a missão incluiu autoridades de baixo escalão, levantando especulações de que não levará a um avanço na extensão da trégua.  Netanyahu deve convocar uma reunião com ministros-chave do gabinete nesta semana para discutir a segunda fase do acordo, mas ainda não há uma data definida.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Victor Oliveira

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.