Lar Economia Insetos comestíveis: a nova fronteira da proteína sustentável

Insetos comestíveis: a nova fronteira da proteína sustentável

por Jovem Pan
0 comentários
insetos-comestiveis:-a-nova-fronteira-da-proteina-sustentavel

Alternativa à proteína animal tem projeção de mercado de US$ 9 bilhões até 2029

Senasa Argentina / Reprodução

Imagem de reprodução do voo dos insetos

Insetos comestíveis estão emergindo como uma alternativa viável e sustentável à proteína de origem animal, oferecendo vantagens tanto do ponto de vista ambiental quanto nutricional. A criação desses insetos demanda menos recursos naturais, resulta em menores emissões de gases de efeito estufa e gera uma quantidade reduzida de resíduos. O setor de insetos para consumo humano está em expansão, com previsões de um mercado que pode ultrapassar US$ 9 bilhões até 2029. Na Europa, quatro tipos de insetos foram autorizados para o consumo humano: a larva da farinha, o gafanhoto migratório, o grilo e a larva do besouro de esterco. Contudo, a qualidade dos produtos é um fator importante, pois existe o risco de contaminação por metais pesados, como arsênico, cádmio e chumbo. Esses contaminantes podem estar presentes desde a origem dos insetos até a falta de controle nas vendas pela internet.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os consumidores devem estar atentos e optar por produtos que apresentem certificações de conformidade com as normas de segurança alimentar. A União Europeia já estabeleceu regulamentações para as espécies que podem ser consumidas e impõe rigorosos padrões de segurança, que incluem a obrigatoriedade de informações nutricionais nos rótulos dos produtos. Para assegurar a segurança dos insetos destinados ao consumo, é fundamental implementar um controle rigoroso nas fazendas, realizar testes frequentes para detectar contaminantes e garantir que as condições de criação sejam adequadas. Com essas medidas, insetos comestíveis regulamentados podem se tornar uma opção segura e nutritiva para a alimentação do futuro.

publicado por Patrícia Costa

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.