Jovem Pan > Notícias > Mundo > Idoso é preso após ameaçar juíza que condenou Marine Le Pen
Em sua conta no X, o homem publicou uma fotografia de uma guilhotina e escreveu a frase ‘o que essa vagabunda merece’; detenção ocorreu em La Garenne-Colombes
- Por da Redação
- 08/04/2025 15h10
Alain JOCARD/AFP
Juíza Bénédicte de Perthuis condenou Marine Le Pen a uma inelegibilidade de cinco anos e a uma pena de quatro anos de prisão
Um homem de 76 anos foi preso na região norte de Paris, após fazer uma ameaça de morte contra a juíza Bénédicte de Perthuis. Em sua conta no X, o idoso publicou uma fotografia de uma guilhotina acompanhada da mensagem: “O que essa vagabunda merece”. Segundo o jornal Le Parisien, a detenção ocorreu em La Garenne-Colombes. Ele foi levado sob custódia para prestar esclarecimentos sobre suas ações.
A juíza Bénédicte de Perthuis condenou Marine Le Pen a uma inelegibilidade de cinco anos, além de uma pena de quatro anos de prisão e uma multa de 100 mil euros, devido ao desvio de verbas públicas da União Europeia. Essa decisão judicial frustrou os planos de Le Pen de se candidatar à Presidência em 2027, levando-a a adotar um discurso mais radical.
Após a condenação, Le Pen voltou a utilizar uma retórica antissistema e seu partido criticou a decisão da justiça, classificando-a como uma “caça às bruxas”. Essa postura reflete uma tentativa de mobilizar seus apoiadores, que se sentem injustiçados pela ação judicial. A estratégia parece visar a manutenção de sua base eleitoral em tempos de crise política. Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, também se manifestou sobre o caso, questionando a imparcialidade do sistema judiciário.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Nátaly Tenório
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.