Lar Região Ibovespa é contaminado pela queda de 2% da Vale e por ‘tarifaço’ de Trump

Ibovespa é contaminado pela queda de 2% da Vale e por ‘tarifaço’ de Trump

por Jovem Pan
0 comentários
ibovespa-e-contaminado-pela-queda-de-2%-da-vale-e-por-‘tarifaco’-de-trump

Resultados externos negativos, como a queda de 3% do Nasdaq, pressionado pelo tombo de 6,8% da Nvidia, piorou após Powell afirmar que as tarifas de Trump podem gerar aumento da inflação

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2025 19h42 – Atualizado em 16/04/2025 19h42

CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Índice da B3 fechou o dia em queda de 0,72%, aos 128.316,89 pontos

O Ibovespa fechou o dia em queda de 0,72%, aos 128.316,89 pontos, perto da mínima (-0,85%) de 128.149,10 pontos. O giro financeiro somou R$ 25,1 bilhões. O índice foi impactado, principalmente, por dados de produção e vendas da Vale (-2,32%), que divulgou uma produção de minério de ferro abaixo do esperado nas prévias operacionais do primeiro trimestre, de modo que nem o PIB da China, que superou expectativas, tenha amparado uma alta na ação ou na commodity. As quedas da Wall Street, pressionada por preocupações sobre o efeito do ‘tarifaço’ de Donald Trump, também tiveram influência.

Na tarde desta quarta-feira (16), o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reconheceu que a política tarifária dos Estados Unidos pode gerar inflação e desaceleração econômica. Investidores também digerem, desde cedo, as restrições a exportações de chips à China impostas por Donald Trump, em mais um sinal de escalada da guerra comercial.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O mercado amanheceu com um alerta da Nvidia sobre restrição do governo dos EUA à exportação de seus chips AI H20 para a China. Trump ainda afirmou que, caso a China tome novas medidas retaliatórias, terá que pagar tarifas de até 245% para exportar aos EUA, sendo que hoje a taxa vai até 145%. O sentimento externo negativo – visto principalmente na queda de 3% do Nasdaq, pressionado pelo tombo de 6,8% da Nvidia – piorou ainda mais após Powell afirmar que as tarifas de Trump têm grande probabilidade de gerar pelo menos um aumento temporário na inflação. O presidente do Fed disse também que os mercados estão com dificuldade para lidar com tanta incerteza, relacionada a tarifas, o que se traduz em volatilidade.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nátaly Tenório

  • Tags:
  • Estados Unidos, Ibovespa, Nova York, trump

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

?>

Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestE-mail

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.