Lar Economia Hamas promete soltar reféns e respeitar acordo de cessar-fogo com Israel

Hamas promete soltar reféns e respeitar acordo de cessar-fogo com Israel

por da Redacao
0 comentários
hamas-promete-soltar-refens-e-respeitar-acordo-de-cessar-fogo-com-israel

Dois dias após Benjamin Netanyahu ameaçar a possibilidade de retomar guerra na na Faixa de Gaza, grupo terrorista afirma que libertará os cidadãos israelenses sequestrados no próximo sábado (15)

Eyad BABA / AFP

Até o momento, 16 reféns foram libertados, e o Hamas indicou que mais três seriam soltos no próximo sábado

Dois dias após Israel sinalizar a possibilidade de retomar as hostilidades na Faixa de Gaza, o Hamas prometeu a libertação dos reféns capturados durante o ataque de 7 de outubro de 2023. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, endureceu sua postura após o grupo adiar a liberação dos reféns, alegando que houve uma violação do cessar-fogo estabelecido.

A trégua, mediada por Qatar e Egito, previa a troca de 33 reféns por um número significativo de prisioneiros palestinos. Até o momento, 16 reféns foram libertados, e o Hamas indicou que mais três seriam soltos no próximo sábado (15). Apesar dessa disposição, a resposta de Israel continua incerta, com o aumento da presença militar ao redor de Gaza.

Há poucos dias, Trump sugeriu que os Estados Unidos assumissem o controle da Faixa de Gaza para sua reconstrução, propondo que os palestinos fossem realocados em “casas melhores” na Jordânia e no Egito, sem a possibilidade de retorno.

Essa proposta gerou ampla condenação, exceto por parte do governo israelense. A pressão de Trump em apoio a Netanyahu enfrenta resistência entre líderes egípcios e jordanianos, considerando a forte popularidade da causa palestina na região. O futuro do cessar-fogo permanece incerto, e as próximas negociações devem focar na libertação dos reféns restantes em troca de prisioneiros palestinos.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A situação é ainda mais complicada pelas divisões internas entre os palestinos, com o Hamas no controle da Faixa de Gaza desde 2007, após a rejeição da vitória eleitoral do grupo terrorista pelo Fatah, que lidera a Autoridade Nacional Palestina.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.