Lar Economia Hamas afirma que ‘há sinais positivos’ para que cessar-fogo em Gaza continue

Hamas afirma que ‘há sinais positivos’ para que cessar-fogo em Gaza continue

por Jovem Pan
0 comentários
hamas-afirma-que-‘ha-sinais-positivos’-para-que-cessar-fogo-em-gaza-continue

Porta-voz do grupo, Abdel Latif Al Qanua, defendeu o início da segunda fase da trégua para o povo palestino, e ressaltou a necessidade de Israel colocar o acordo em prática

EFE/EPA/MOHAMMED SABRE

Israel quer estender a primeira fase até abril e exige a saída do Hamas de Gaza e a devolução dos últimos reféns antes da segunda fase

O movimento islamista palestino Hamas afirmou neste sábado (8) que há “sinais positivos” para a continuação da trégua com Israel na Faixa de Gaza, durante as conversas com os mediadores no Egito sobre a segunda fase do acordo de cessar-fogo. “Os sinais são positivos para o início das negociações sobre a segunda fase”, declarou em um comunicado o porta-voz do Hamas, Abdel Latif Al Qanua.

“Os esforços dos mediadores egípcios e catarianos prosseguem para concluir a aplicação do acordo de cessar-fogo”, que entrou em vigor em 19 de janeiro e cuja primeira fase expirou em 1º de março, detalhou. Uma delegação do movimento islamista palestino se reuniu com mediadores egípcios neste sábado para abordar a manutenção da trégua em Gaza, após mais de 15 meses de guerra, provocada pelo ataque do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro de 2023.

O porta-voz ressaltou “a necessidade de forçar os mediadores de Israel a colocar o acordo em prática”, garantindo que o Hamas estava “disposto a iniciar a segunda fase [da trégua]” e, assim, responder “às demandas do povo palestino”. O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou que uma delegação viajará a Doha na segunda-feira, atendendo a um “convite dos mediadores apoiados pelos Estados Unidos”, para tentar superar os obstáculos nas negociações entre Israel e Hamas sobre como continuar o processo, que deverá resultar em um cessar-fogo permanente.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Israel quer estender a primeira fase até meados de abril e exige a “desmilitarização total” do território, a saída do Hamas da Faixa de Gaza e a devolução dos últimos reféns antes de passar para a segunda fase. Já o grupo islamista, que governa Gaza desde 2007, insiste em permanecer no local, exige a retirada total do exército israelense da Faixa, o fim do bloqueio deste território e sua reconstrução, além de ajuda financeira com base nos resultados de uma recente cúpula árabe.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.