Lar Politica Haddad viaja ao Oriente Médio para reforçar relações econômicas e buscar investimentos

Haddad viaja ao Oriente Médio para reforçar relações econômicas e buscar investimentos

por Aline Becketty
0 comentários
haddad-viaja-ao-oriente-medio-para-reforcar-relacoes-economicas-e-buscar-investimentos

Ministro da Fazenda participará do primeiro encontro do Fundo Monetário Internacional na Arábia Saudita para economias emergentes

Diogo Zacarias/MF

Fernando Haddad integra na segunda-feira (17/2) o painel de encerramento da Conferência de AlUla

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarcará nesta sexta-feira (14/2) para uma viagem ao Oriente Médio com o objetivo de fortalecer relações comerciais e atrair investimentos para o Brasil. A agenda inclui encontros com autoridades da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos (EAU), além da participação na Conferência de AlUla para Economias de Mercados Emergentes, organizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Foco na diplomacia econômica 

A viagem faz parte de uma estratégia do governo brasileiro para estreitar laços com esses três países, considerados estratégicos nas relações comerciais do Brasil desde o início do governo Lula, em 2023. Com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, Haddad deve discutir investimentos bilaterais e formas de ampliar a cooperação econômica. Já com o Catar, o foco será impulsionar o dinamismo da relação comercial e diplomática, já que, até o momento, a parceria entre os dois países ainda não resultou em investimentos expressivos.

Agenda no Oriente Médio

O ministro participará na segunda-feira (17/2) do painel de encerramento da Conferência de AlUla, ao lado de representantes de países como Turquia, Egito, Paquistão e Quênia. O evento é considerado estratégico, pois será a primeira vez que o FMI realiza um encontro voltado para economias emergentes na Arábia Saudita. Além disso, estão confirmadas reuniões bilaterais com: Khalid Al-Falih, ministro de Investimentos da Arábia Saudita; Ali bin Ahmed Al Kuwari, ministro das Finanças do Catar. A delegação brasileira contará também com a presença do secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, e do assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Mathias Alencastro.

Aproveitando a presidência do Brics 

Embora a viagem não esteja diretamente ligada à presidência do Brasil no BRICS, o governo considera o momento uma oportunidade para estreitar relações com esses países, que têm se mostrado solícitos desde o início da atual gestão. Recentemente, o BRICS passou por uma expansão, com a entrada de novos países, como Egito, Emirados Árabes Unidos, Etipóia e Irã. O governo brasileiro avalia que essa movimentação abre espaço para aprofundar o diálogo e ampliar parcerias no Oriente Médio.

Retorno ao Brasil 

Haddad retornará ao Brasil na noite de quarta-feira (19/2) ou na madrugada de quinta-feira (20/2). Ele deve passar o dia em Brasília antes de seguir para São Paulo. A viagem ao Oriente Médio é vista como uma estratégia fundamental para consolidar o Brasil como um parceiro econômico relevante na região e garantir novos investimentos que possam impulsionar o crescimento do país.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.