Jovem Pan > Notícias > Economia > Haddad projeta crescimento econômico em anúncio de nova ferramenta para Imposto de Renda

Dispositivo visa automatizar o cálculo do IR sobre a renda variável, facilitando a declaração de ganhos para os contribuintes

  • Por da Redação
  • 09/05/2025 15h46

NINO CIRENZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Em relação à reforma do Imposto de Renda, o ministro se colocou à disposição do relator, deputado Arthur Lira, para discutir detalhes da proposta

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou otimismo em relação ao desempenho econômico do Brasil, afirmando que o país deve encerrar o ano em uma situação melhor do que as previsões do mercado indicam. “O IPCA está em linha com o que estava projetado. Eu estou confiante que nós vamos terminar o ano um pouquinho melhor do que as previsões. E o ano que vem numa situação mais confortável”. O ministro falou hoje com jornalistas em evento de lançamento oficial da calculadora de renda variável na sede da B3, em São Paulo.

Ele se baseou na recente queda de 0,43% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em abril, e projetou que 2026 será um ano ainda mais favorável. Durante sua fala, Haddad também abordou um esquema de fraudes na Previdência Social, que resultou em descontos indevidos para aposentados e pensionistas.” Vamos avaliar aí cada passo para verificar como os prejudicados vão ser reparados pelos danos que foram causados pelas associações que foram desmascaradas pelo governo federal”, afirmou.

“A notícia que nós tivemos da Advocacia-Geral da União é que um conjunto apreciável de recursos foram bloqueados das contas das associações que cometeram assaltos. Nós vamos fazer um balanço dessas iniciativas que a Advocacia-Geral da União está tomando e que a Controladoria Geral da União está tomando, justamente para fazer com que quem tem que pagar a conta é quem cometeu o abuso, quem cometeu a fraude. Não é só a responsabilidade penal, existe uma responsabilidade civil também, de ressarcimento de quem foi prejudicado. Essa é a avaliação que está sendo feita e parece que há quantidade de dinheiro disponível dessas associações para começar o ressarcimento de quem foi prejudicado”, complementou.

Em relação à reforma do Imposto de Renda, o ministro se colocou à disposição do relator, deputado Arthur Lira, para discutir detalhes da proposta. Haddad também comentou sobre a política de tarifas dos Estados Unidos, ressaltando que o Brasil está preparado para enfrentar os desafios da economia global. “Tenho conversado com os meus pares e todo mundo está sofrendo com os efeitos dessa turbulência, seja na Colômbia, no México, qualquer lugar. Cada um está enfrentando à sua maneira. O que eu entendo é que o Brasil está bem posicionado para enfrentar essa turbulência. Nós vamos continuar crescendo, vamos continuar gerando emprego, vamos trazer a inflação para dentro da meta, mas vamos continuar gerando oportunidade de renda, trabalho e renda no Brasil”.

Além disso, o ministro falou sobre o lançamento do Programa Auxiliar de Apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para operações de Renda Variável, conhecido como ReVar. Essa nova ferramenta visa automatizar o cálculo do imposto sobre a renda variável, facilitando a declaração de ganhos para os contribuintes.

A calculadora ReVar, que é gratuita e pode ser acessada na B3, requer autorização para o compartilhamento de dados com a Receita Federal. Haddad destacou que o governo tem planos de digitalizar o imposto sobre o consumo nos próximos anos, buscando modernizar e simplificar o sistema tributário brasileiro.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

  • Tags:
  • arthur lira, Fernando Haddad

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >