Lar Saúde Groenlândia considera visita de delegação dos Estados Unidos como ‘interferência estrangeira’

Groenlândia considera visita de delegação dos Estados Unidos como ‘interferência estrangeira’

por Jovem Pan
0 comentários
groenlandia-considera-visita-de-delegacao-dos-estados-unidos-como-‘interferencia-estrangeira’

Casa Branca anunciou que Usha Vance, esposa do vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, visitará o território; primeiro-ministro interino, Mute Egede, declara que ‘integridade e democracia devem ser respeitadas’

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2025 10h40 – Atualizado em 24/03/2025 10h49

EFE/EPA/MADS CLAUS RASMUSSEN DENMARK OUT

Primeiro-ministro interino da Groenlândia, Mute Egede

O governo da Groenlândia manifestou seu descontentamento após o anúncio de uma viagem de uma delegação dos Estados Unidos ao território. A visita, que inclui a esposa do vice-presidente dos EUA, Asha Pence, tem como objetivo oficial a inspeção de uma base militar americana na região. No entanto, um dos motivos da viagem é o desejo de Usha Vance de assistir a uma corrida de cães de trenó, o que gerou críticas do governo local. O premier interino da Groenlândia, Mute Egede, classificou a visita como uma provocação e um sinal de interferência externa.

A comitiva americana é composta por Usha Vance, o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Mike Waltz, e o secretário de energia, Chris Wright. Enquanto os dois últimos têm compromissos na base militar, Usha Vance planeja atividades turísticas. A presença da delegação é reforçada por dois helicópteros Hércules da Força Aérea Americana e 60 policiais, o que aumenta a percepção de uma presença ostensiva dos EUA no território. A Groenlândia, com uma população de menos de 100 mil habitantes, enfrenta um cenário político delicado, especialmente diante das intenções expansionistas do presidente Donald Trump.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Recentemente, a Groenlândia realizou eleições, nas quais o partido Democrático de centro-direita saiu vitorioso. A proposta do partido é buscar uma independência gradual da Dinamarca, sem interferência americana. No entanto, a contínua pressão dos EUA pode influenciar a opinião pública local, levando a um possível desejo de integração com os Estados Unidos. A visita atual, embora oficialmente turística, é vista como parte de um interesse estratégico maior por parte dos EUA.

*Com informações de Fabrizio Neitzke

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • Tags:
  • acusação, Estados Unidos, Groenlândia, Groenlândia acusa Estados Unidos, interferência estrangeira, Muté Egede, trump

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

?>

Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestE-mail

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.