Lar Esportes Governo Lula volta a investigar caso da morte de Juscelino Kubitschek

Governo Lula volta a investigar caso da morte de Juscelino Kubitschek

por da Redacao
0 comentários
governo-lula-volta-a-investigar-caso-da-morte-de-juscelino-kubitschek

Com apoio da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos – CEMDP, investigação sobre acidente controverso que matou o ex-presidente é reaberta para esclarecer a verdade histórica 

TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O objetivo principal dessa nova investigação é esclarecer a verdade histórica sobre o acidente, sem que haja previsão de compensação financeira para os envolvidos

O governo de Lula, em conjunto com a Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), decidiu reexaminar o trágico acidente que resultou na morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek em 1976. O incidente ocorreu na rodovia Dutra, quando o veículo Opala, dirigido pelo motorista de JK, colidiu com uma carreta. Investigações anteriores atribuíram a causa do acidente a uma colisão com um ônibus, mas novas evidências levantam a possibilidade de um atentado político.

Entre 2013 e 2019, um inquérito civil do Ministério Público Federal (MPF) analisou o caso e descartou a hipótese de colisão com o ônibus. No entanto, a falta de provas concretas impediu a confirmação de um atentado. O engenheiro e perito Sergio Ejzenberg, que foi consultado pelo MPF, concluiu que a teoria da colisão não se sustentava, o que motivou a reabertura da investigação pelo governo Lula.

A decisão de reabrir o caso foi impulsionada pelo laudo de Ejzenberg e pela solicitação do ex-vereador Gilberto Natalini. O objetivo principal dessa nova investigação é esclarecer a verdade histórica sobre o acidente, sem que haja previsão de compensação financeira para os envolvidos. O laudo de Ejzenberg também indicou que a possibilidade de sabotagem mecânica não era descabida, embora a destruição do veículo pelos agentes da ditadura tenha dificultado a elucidação dos fatos.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Juscelino Kubitschek, uma figura política de grande relevância, era visto como uma ameaça pelos militares, que temiam sua candidatura nas eleições de 1978. A Operação Condor, uma ação apoiada pelos Estados Unidos, tinha como objetivo eliminar opositores políticos na América Latina. A advogada Lea Vidigal enfatiza que, em um regime que escondeu evidências, cabe ao Estado demonstrar sua inocência em relação ao suposto assassinato de JK.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.