Lar Policia Governo destrói acampamentos de garimpo em terra indígena no Pará

Governo destrói acampamentos de garimpo em terra indígena no Pará

por admin
0 comentários
governo-destroi-acampamentos-de-garimpo-em-terra-indigena-no-para
Operação da Polícia Federal expulsou garimpeiros do território Kayapó Imagem: Reprodução/PF

Região teve 274 hectares de mata nativa destruídos por garimpo ilegal, o equivalente a 253 campos de futebol. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, é a segunda terra indígena mais afetada pela mineração ilegal no país.

A Terra Indígena Kayapó área de 3,2 milhões de hectares. A demarcação é distribuída entre os municípios de São Félix do Xingu (50,6%), Ourilândia do Norte, Cumaru do Norte e Bannach.

Operação foi deflagrada no segundo dia do mês de maio e tem previsão de duração por 90 dias. O governo afirma que está em contato com a população durante o processo e que o Ministério dos Povos Indígenas promoveu diálogo com mais de cem lideranças Kayapó para discutir como será realizada a operação de segurança contra novos invasores.

Combate ao garimpo conta com varredura do território e mapeamento aéreo. “A maior parte dos garimpeiros faz exploração econômica da terra, retirando em especial o ouro, e o que resta aos indígenas é um rastro de devastação”, disse o Ministério dos Povos Indígenas, em nota sobre a desintrusão, nome dado às operações para a retirada de invasores de territórios tradicionais.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.