Jovem Pan > Notícias > Mundo > FBI prende juíza nos EUA por tentar obstruir prisão de imigrante
Informação foi divulgada pelo diretor do órgão, Kash Patel, nomeado por Donald Trump no início do ano; Hannah Dugan compareceu nesta sexta-feira (25) ante um juiz americano no tribunal federal de Milwaukee
- Por Jovem Pan
- 25/04/2025 16h29
Rebecca Noble / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Kash Patel disse que o imigrante foi preso após perseguição
A polícia federal dos Estados Unidos prendeu uma juíza por “obstruir” a prisão de um imigrante, anunciou o diretor do FBI, Kash Patel, nesta sexta-feira (25). “AGORA MESMO, o FBI prendeu a juíza Hannah Dugan, de Milwaukee, Wisconsin, sob acusações de obstrução, após evidências de que ela (…) obstruiu uma operação migratória na semana passada”, publicou Patel em sua conta no X. “Estimamos que a juíza Dugan desviou intencionalmente os agentes (da polícia de imigração) do indivíduo que seria preso (…) permitindo que o indivíduo, um migrante ilegal, evadisse a prisão”, acrescentou.
Ele ainda disse que o imigrante foi preso após uma perseguição a pé. “Felizmente, nossos agentes perseguiram” o indivíduo e ele “está sob custódia desde então, mas a obstrução da juíza aumentou o perigo” para as pessoas que estavam ali, disse Patel.
Just NOW, the FBI arrested Judge Hannah Dugan out of Milwaukee, Wisconsin on charges of obstruction — after evidence of Judge Dugan obstructing an immigration arrest operation last week.
We believe Judge Dugan intentionally misdirected federal agents away from the subject to be…
— FBI Director Kash Patel (@FBIDirectorKash) April 25, 2025
A nomeação de Patel como chefe da polícia federal por Donald Trump no início do ano encontrou forte oposição dos democratas, que temiam que ele utilizasse o FBI para “se vingar de seus inimigos políticos”, nas palavras do influente senador Dick Durbin.
Vários juízes federais e estaduais têm suspendido algumas das medidas adotadas por Trump, em particular as relacionadas à sua tentativa de exercer poderes sem precedentes na deportação de migrantes. A administração do presidente tem enfrentado juízes federais, grupos de direitos e democratas que dizem que estão pisoteando ou ignorando direitos consagrados constitucionalmente ao se apressar para deportar os migrantes, às vezes, sem direito a uma audiência.
Na quinta-feira (24), um juiz do Novo México e sua esposa foram postos sob custódia depois que agentes federais revistaram sua casa por abrigar um suposto migrante em situação irregular que acreditam ser da gangue venezuelana Tren de Aragua, informaram veículos americanos.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.