Jovem Pan > Notícias > Mundo > EUA impõem sanções a embarcações por suposto fornecimento de petróleo aos Houthis
Empresas foram acusadas de descarregar gás liquefeito e óleo diesel no porto de Ras Isa, que está sob controle do grupo, após o término de uma licença especial concedida pelo Tesouro dos EUA
- Por da Redação
- 28/04/2025 16h56 – Atualizado em 28/04/2025 17h26
Diego Baravelli/Ministério da Infraestrutura
Navios identificados como alvo das sanções são o Tulip BZ, o Maisan e o White Whale
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou a imposição de sanções a três embarcações e suas respectivas empresas, sob a acusação de oferecer derivados de petróleo aos Houthis, um grupo considerado terrorista e que mantém laços com o Irã. Essa ação tem como objetivo interromper o financiamento das atividades hostis do grupo, que inclui ataques a navios comerciais no Mar Vermelho. As empresas afetadas pelas sanções são a Zaas Shipping & Trading Co, Bagsak Shipping Inc e Great Success Shipping Co.
Elas foram acusadas de descarregar gás liquefeito de petróleo e óleo diesel no porto de Ras Isa, que está sob controle dos Houthis, após o término de uma licença especial concedida pelo Tesouro dos EUA. Os navios identificados como alvo das sanções são o Tulip BZ, o Maisan e o White Whale. Essas embarcações foram bloqueadas por uma ordem executiva que visa combater o financiamento ao terrorismo. O Tesouro dos EUA ressaltou que os Houthis controlam portos estratégicos e desviam grandes quantias de dinheiro da receita portuária, o que gera uma escassez artificial de combustíveis e possibilita a aquisição de armamentos.
O Tulip BZ, um dos navios sancionados, já transportou produtos petroquímicos para o Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana. Por sua vez, o Maisan esteve envolvido no transporte de petróleo russo, que está sob embargo ocidental. Além disso, o navio Clipper, que já havia sido sancionado por suas ligações com o IRGC, continua a operar de forma ilegal, transportando cargas iranianas destinadas aos Houthis.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.