Lar Região EUA e Rússia concluem reunião de negociações de cessar-fogo na Ucrânia após 12 horas

EUA e Rússia concluem reunião de negociações de cessar-fogo na Ucrânia após 12 horas

por Jovem Pan
0 comentários
eua-e-russia-concluem-reuniao-de-negociacoes-de-cessar-fogo-na-ucrania-apos-12-horas

Discussão aconteceu a portas fechadas em um luxuoso hotel de Riade, a capital saudita, focando em um possível cessar-fogo no Mar Negro, que facilite retomar o acordo sobre os cereais

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2025 22h03

SAUL LOEB, Evgenia Novozhenina / AFP / POOL

Donald Trump diz que busca pôr fim às hostilidades e enviou seus representantes a Riade para manter um diálogo com ambas as partes

Chegou ao fim nesta segunda-feira (24) uma reunião entre funcionários russos e americanos sobre uma trégua parcial na Ucrânia. O encontro aconteceu na Arábia Saudita e foram 12 horas de negociações, reportou a mídia estatal russa. As delegações russa e americana se reuniram em um palácio de Riade, no dia seguinte à primeira rodada de conversações entre americanos e ucranianos. A discussão aconteceu a portas fechadas em um luxuoso hotel de Riade, a capital saudita, focando em um possível cessar-fogo no Mar Negro, que facilite retomar o acordo sobre os cereais, encerrado em 2023. A Casa Branca e o Kremlin publicarão nesta terça-feira uma declaração conjunta na qual resumirão suas negociações “difíceis”, como foram qualificadas por Moscou desde o início, segundo as agências russas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

De acordo com um de seus membros, a delegação ucraniana pretende voltar a conversar com a equipe americana na segunda-feira, uma vez conhecidos “os resultados da reunião entre Estados Unidos e Rússia“. Esse acordo permitiu à Ucrânia exportar grãos de julho de 2022 a julho de 2023, apesar da presença da frota russa na área. O presidente americano, Donald Trump, cuja aproximação com seu par russo, Vladimir Putin, sacudiu o cenário internacional com relação ao conflito, diz que busca pôr fim às hostilidades e enviou seus representantes a Riade para manter um diálogo com ambas as partes. Em uma reunião anterior, realizada em março na cidade saudita de Jidá, a Ucrânia aceitou uma proposta americana de cessar-fogo de 30 dias, que foi rejeitada pela Rússia.

A equipe americana foi liderada por Andrew Peek, alto diretor do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, e Michael Anton, alto funcionário do Departamento de Estado. O ministro da Defesa, Rustem Umerov, que lidera a equipe de Kiev, afirmou que a primeira rodada de conversações no domingo foi “produtiva e específica”. “Abordamos pontos-chaves, especialmente a energia”, disse nas redes sociais. O enviado americano, Steve Witkoff, expressou otimismo e disse que esperava um “progresso real na Arábia Saudita nesta segunda-feira” com os russos, “em particular no que diz respeito ao Mar Negro”.

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula

 

  • Tags:
  • Arábia Saudita, Estados Unidos, russia, ucrânia

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

?>

Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestE-mail

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.