Lar Região Estudo revela que maioria dos paulistanos aprova serviço de mototáxi por aplicativo

Estudo revela que maioria dos paulistanos aprova serviço de mototáxi por aplicativo

por Jovem Pan
0 comentários
estudo-revela-que-maioria-dos-paulistanos-aprova-servico-de-mototaxi-por-aplicativo

As empresas 99 e Uber implantaram o serviço há algumas semanas na capital paulista e enfrentam uma briga jurídica com a prefeitura de SP

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A Prefeitura de São Paulo informou que mais 100 motos já foram apreendidas até o início da semana

Um levantamento do Instituto Locomotiva aponta que 79% dos paulistanos consideram que a Prefeitura de São Paulo deve permitir o transporte de pessoas em moto por aplicativo. O número corresponde a 7,1 milhões de cidadãos. Em contrapartida, 21% acreditam que a modalidade não deve ser permitida. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de janeiro e ouviu 2.048 moradores de São Paulo. Do porcentual favorável à permissão, 60% preferem que a decisão seja acompanhada de uma proposta de regulamentação, enquanto 19% gostariam da liberação independentemente de regulamentação. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) entrou numa guerra com a empresa 99 nas últimas semanas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O atrito se deu por conta do lançamento do serviço 99Moto em sua plataforma apesar do decreto 62.144/23, feito pelo emedebista em 2023, que suspendeu temporariamente a utilização de motocicletas para transporte individual remunerado de passageiros por aplicativos. Há poucos dias, a Uber também lançou a atividade após a Justiça impedir que a concorrente fosse multada. “Nós não vamos permitir que essa empresa venha para cá e faça uma carnificina. São assassinos. Essas empresas são empresas assassinas e irresponsáveis”, declarou Nunes na semana passada. A gestão municipal até ingressou com uma ação civil pública pedindo multa diária de R$ 1 milhão e indenização de R$ 50 milhões por danos morais coletivos e crime de desobediência.

Segundo a pesquisa, quando questionados se “antes de tomar qualquer decisão sobre o transporte de pessoas em moto por aplicativo os governantes deveriam ouvir a população”, o porcentual é ainda maior: 86% dizem concordar com a frase. Além disso, para 65% dos entrevistados a polícia não deveria ser usada para impedir que motociclistas utilizem aplicativo para transportar pessoas. A Prefeitura de São Paulo informou que mais 100 motos já foram apreendidas até o início da semana. Referente ao Poder Legislativo, 72% acreditam que os vereadores da cidade de São Paulo deveriam apoiar a moto por aplicativo como mais uma alternativa de transporte disponível na cidade.

Nos últimos dias, o vereador mais votado nas eleições de 2024, Lucas Pavanato (PL), adquiriu protagonismo entre os motociclistas ao realizar manifestação em frente ao Palácio do Anhangabaú e apresentou até projeto de lei contrário à postura do prefeito. “Os paulistanos são os principais afetados pela oferta de serviços de transporte, especialmente os que vivem em regiões de difícil acesso a meios de transportes tradicionais. Por isso a população está pedindo mais diálogo e escuta”, reforça o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

O levantamento da Locomotiva aponta ainda que 74% dos paulistanos concordam que os governantes não deveriam impedir as pessoas de utilizarem o serviço de transporte por moto via aplicativo. É importante ressaltar que 54% concordam totalmente com a questão e 20% concordam parcialmente. Não há esclarecimento sobre quais seriam os motivos para a parcialidade dos respondentes.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.