Lar Politica Elton John e Paul McCartney pedem ao governo britânico proteção dos artistas contra IA

Elton John e Paul McCartney pedem ao governo britânico proteção dos artistas contra IA

por Jovem Pan
0 comentários
elton-john-e-paul-mccartney-pedem-ao-governo-britanico-protecao-dos-artistas-contra-ia

Projeto inclui uma cláusula que permitiria que desenvolvedores da ferramenta utilizassem o conteúdo dos criadores para ajudar a desenvolver seus modelos

Reprodução/Instagram/@paulmccartney/@eltonjohn

“Acho que a IA é ótima e pode fazer muitas coisas boas, mas não deve roubar pessoas criativas”, disse McCartney à BBC

Os músicos Elton John e Paul McCartney pediram ao governo britânico, neste domingo (26), que proteja melhor os artistas da inteligência artificial (IA), no momento em que o Executivo considera uma reforma dos direitos autorais. Em uma entrevista à BBC, o ex-Beatle criticou novamente o plano do governo trabalhista de introduzir mudanças na lei de direitos autorais. O projeto inclui uma cláusula que permitiria que desenvolvedores de IA utilizassem o conteúdo dos criadores para ajudar a desenvolver seus modelos, a menos que os detentores dos direitos autorais optem por não fazê-lo.

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

De acordo com Elton John, “isto permitirá que as grandes empresas globais de tecnologia tenham acesso fácil e gratuito ao trabalho dos artistas para treinar sua inteligência artificial e criar músicas competitivas”, disse ele ao Sunday Times. McCartney, por sua vez, acredita que esta reforma faria com que os artistas perdessem o controle sobre sua produção. “Jovens rapazes e moças escrevem uma bela canção e ela não é deles, eles não têm nada a ver com isso. E qualquer um que quiser pode simplesmente roubá-las”, declarou McCartney à BBC.

“A verdade é que o dinheiro vai para algum lugar (…) Alguém está sendo pago, então por que não deveria ser o cara que sentou e escreveu ‘Yesterday’?”, disse ele, referindo-se a um dos maiores sucessos dos Beatles. O governo afirmou estar estudando como os criadores poderiam ser licenciados e compensados pelo uso de seu material pela IA. Em novembro de 2023, McCartney e Ringo Starr, os membros ainda vivos dos Beatles, usaram a IA para extrair a voz de John Lennon de uma música inacabada intitulada ‘Now and Then’.

“Acho que a IA é ótima e pode fazer muitas coisas boas, mas não deve roubar pessoas criativas”, disse McCartney à BBC.

*Com informações da AFP
Publicado por Matheus Lopes

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.