Lar Internacional Crescimento do comércio varejista brasileiro em fevereiro bate recorde

Crescimento do comércio varejista brasileiro em fevereiro bate recorde

por da Redacao
0 comentários
crescimento-do-comercio-varejista-brasileiro-em-fevereiro-bate-recorde

Dentre as oito atividades analisadas, quatro apresentaram resultados positivos, com ênfase para o setor de Hiper e supermercados, que cresceu 1,1%, e móveis e eletrodomésticos, com um aumento de 0,9%

  • Por da Redação
  • 09/04/2025 15h21

ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Por outro lado, o segmento de móveis e eletrodomésticos demonstrou certa volatilidade

Em fevereiro de 2025, o comércio varejista brasileiro registrou um crescimento de 0,5%, após quatro meses de estabilidade. Dados são da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. Esse aumento marca o maior nível já registrado desde o início da série histórica em janeiro de 2000, superando em 0,3% o recorde anterior, que datava de outubro de 2024. Dentre as oito atividades analisadas, quatro apresentaram resultados positivos, com ênfase para o setor de Hiper e supermercados, que cresceu 1,1%, e Móveis e eletrodomésticos, com um aumento de 0,9%. O setor de Hiper e supermercados, que havia permanecido estável por seis meses, voltou a mostrar crescimento, impulsionado por fatores macroeconômicos que levaram os consumidores a priorizar a compra de itens essenciais.

Por outro lado, o segmento de móveis e eletrodomésticos demonstrou certa volatilidade, mas conseguiu melhorar seu desempenho por meio de promoções estratégicas. Entretanto, nem todas as áreas do varejo apresentaram resultados positivos. O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria enfrentou uma queda significativa de 7,8%, enquanto Equipamentos e material para escritório registrou uma diminuição de 3,2%. A redução nas vendas de livros é atribuída à crescente migração dos consumidores para plataformas digitais e ao fechamento de diversas livrarias.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Quando comparado a fevereiro de 2024, o volume de vendas no varejo teve um crescimento de 1,5%, com cinco setores mostrando alta. Os segmentos de Móveis e eletrodomésticos e Tecidos, vestuário e calçados se destacaram, com aumentos de 9,3% e 8,6%, respectivamente. No varejo ampliado, que inclui outros segmentos, a alta foi de 2,4%, com Veículos e motos apresentando um crescimento de 10,0% e Material de Construção subindo 9,7%.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

  • Tags:
  • comércio, IBGE, Verejo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

?>

Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestE-mail

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.