Jovem Pan > Notícias > Brasil > Comandante da GCM de São Paulo é afastado do cargo após ex-esposa acusá-lo de agressão
A SMSU informou que um processo será instaurado na Corregedoria para investigar as denúncias feitas pela vítima; caso as acusações sejam comprovadas, Eliazer Rodella poderá ser exonerado do cargo de comandante
- Por Jovem Pan
- 05/04/2025 11h12
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Comandante da GCM pode ser exonerado
O comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, Eliazer Rodella, foi afastado de seu cargo após ser acusado de agressão por sua ex-esposa. A decisão foi anunciada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), que tomou a medida após um depoimento de Samara Rocha Bragantini, ex-esposa de Rodella, no canal “História de Divórcios” no YouTube. Samara afirmou ter sido agredida pelo menos três vezes, incluindo um episódio durante sua segunda gravidez.
Eliazer Rodella assumiu o comando da GCM em janeiro deste ano e possui uma longa trajetória na corporação, tendo atuado como professor e coordenador da Academia de Formação e Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo desde 2016. Além disso, ele já comandou diversos setores da GCM, incluindo a inspetoria regional do Ibirapuera. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, liderada pelo secretário Orlando Morando, informou que um processo será instaurado na Corregedoria para investigar as denúncias feitas por Samara. Caso as acusações sejam comprovadas, Eliazer Rodella poderá ser exonerado do cargo de comandante da GCM.
*Com informações de Valéria Luizetti
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.