Lar Policia Celebramos o Ano-Novo do Patrimônio Cultural e construímos pontes entre China e Brasil

Celebramos o Ano-Novo do Patrimônio Cultural e construímos pontes entre China e Brasil

por admin
0 comentários
celebramos-o-ano-novo-do-patrimonio-cultural-e-construimos-pontes-entre-china-e-brasil

Com a inclusão do “Festival da Primavera – Prática Social da Celebração do Ano-Novo Chinês” na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, o calendário mundial ganhou mais uma data especial: o Ano-Novo chinês.

Neste primeiro “Ano-Novo como Patrimônio Cultural”, celebrações vibrantes e diversificadas ocorreram em todo o mundo, incluindo o Brasil. Seguindo a tradição do Festival da Primavera, gostaria de transmitir, em nome do Consulado-Geral da China em São Paulo, os melhores votos de felicidade e prosperidade a todos os amigos brasileiros!

O Festival da Primavera é a festa tradicional mais importante da China, carregando valores de união familiar, harmonia e esperança. Seus costumes milenares permanecem vivos e renovados.

Desde o jantar de reunião familiar na véspera do Ano-Novo, os fogos de artifício que se despedem do velho e dão boas-vindas ao novo, os envelopes vermelhos de boa sorte, as danças do dragão e do leão que simbolizam prosperidade, até a degustação de yuanxiao (bolinhos de arroz) e a apreciação de lanternas –cada detalhe reflete o respeito pela natureza, o valor da família e a expectativa pelo futuro. A inclusão do Festival da Primavera como patrimônio mundial reforça seu significado como herança comum da humanidade.

Há muito tempo, o Festival da Primavera serve como ponte entre as culturas chinesa e brasileira. A comunidade chinesa no Brasil, junto com amigos brasileiros que amam a nossa cultura, integraram tradições como a dança do dragão, a Ópera de Pequim e o tai chi ao calor do povo brasileiro, transformando o Ano-Novo chinês em uma celebração também na “China Tropical”.

Lá Fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Neste ano, São Paulo, maior metrópole da América do Sul, mergulhou no clima festivo do Ano-Novo chinês. A vereadora Edir Sales promoveu a inclusão do festival no calendário oficial da cidade, e a Câmara Municipal realiza anualmente uma cerimônia de hasteamento de bandeiras para celebrar a data, com a Banda da Guarda Civil tocando os hinos nacionais de ambos os países –um gesto de respeito mútuo entre civilizações.

O flash mob na avenida Paulista, com danças do dragão, tai chi e desfiles de qipao (vestido tradicional), trouxe animação às ruas; o prédio do Edifício Anchieta exibiu um espetáculo de luzes inspirado no Ano da Serpente, combinando tecnologia e estética oriental; no teatro Gazeta, o grupo artístico Cores da China construiu uma ponte de intercâmbio cultural entre China e Brasil com apresentações de canto mongólico, dança do pavão e ópera de Pequim.

A festa do Ano-Novo chinês na praça da Liberdade e o espetáculo do Festival da Primavera na Casa de Portugal permitiram que os chineses desfrutassem juntos do calor do lar com os amigos brasileiros. Essas celebrações não apenas transmitiram a alegria do Festival da Primavera, mas também permitiram que o povo brasileiro sentisse a sabedoria da “harmonia na diversidade” na cultura chinesa.

Em breve, o Brasil celebrará seu famoso Carnaval. À primeira vista, o Carnaval e o Ano-Novo chinês parecem diferentes, mas ambos compartilham a mesma essência de vitalidade e paixão pela vida.

Enquanto o Carnaval liberta a energia nas batidas do samba, o Festival da Primavera une famílias em torno da mesa; um é uma festa nas ruas, o outro uma celebração caseira. Ambos expressam, de formas autênticas, o amor pela vida e a busca pela felicidade.

Este ano é o Ano da Serpente no calendário lunar. Na cultura chinesa, serpentes simbolizam sabedoria e vitalidade, assim como a resiliência e criatividade na cooperação China -Brasil.

O sucesso total das celebrações do Festival da Primavera não é apenas um microcosmo da amizade entre China e Brasil, mas também um chamado claro para que os dois países avancem de mãos dadas.

A conexão das civilizações é pedra angular para uma comunidade com um futuro compartilhado entre a China e o Brasil. No Ano-Novo, esperamos promover as relações China-Brasil a novo patamar, com intercâmbios interpessoais como remo e cooperação pragmática como vela.

Espero que os povos dos dois países continuem a usar a cultura como um meio para permitir que mais histórias do patrimônio cultural intangível cruzem montanhas e mares, permitam que mais espírito carnavalesco e sabedoria do Festival da Primavera se entrelacem e ressoem, e escrevam juntos um novo capítulo de coexistência harmoniosa da civilização humana.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.