Lar Internacional Canadá e México reagem a tarifas de Trump e anunciam taxação sobre produtos americanos

Canadá e México reagem a tarifas de Trump e anunciam taxação sobre produtos americanos

por da Redacao
0 comentários
canada-e-mexico-reagem-a-tarifas-de-trump-e-anunciam-taxacao-sobre-produtos-americanos

Canadá e México reagem a tarifas de Trump e anunciam taxação sobre mercadorias dos EUA; Claudia Sheinbaum também indicou que tomará medidas

Julio César Rivas/EFE

O premiê canadense Justin Trudeau

O Canadá e o México anunciaram medidas de retaliação contra os Estados Unidos após a decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas de 25% sobre produtos importados desses países. A resposta ocorre em meio a uma nova escalada na guerra comercial entre os vizinhos da América do Norte. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que o Canadá aplicará uma tarifa de 25% sobre mercadorias americanas que somam 155 bilhões de dólares canadenses (US$ 107 bilhões). A medida será implementada em duas fases: a primeira, imediata, afeta produtos equivalentes a 30 bilhões de dólares canadenses. A segunda, programada para 21 dias depois, atingirá o restante dos produtos caso os Estados Unidos não revertam as tarifas impostas.

Trudeau classificou a decisão de Trump como “ilegal” e anunciou que o Canadá contestará as tarifas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e em mecanismos do acordo comercial USMCA. “Os canadenses são razoáveis e educados, mas não fugimos de uma briga”, declarou o premiê. Ele também mencionou que o governo canadense estuda barreiras não tarifárias para reforçar a resposta.

O governo canadense refutou a justificativa da Casa Branca de que a medida seria uma resposta ao suposto acesso descontrolado de fentanil ao território americano. Segundo dados canadenses, a apreensão da droga na fronteira caiu 97% entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, devido às ações de segurança adotadas pelo país.

O México também indicou que tomará medidas contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos. A presidente Claudia Sheinbaum declarou que aguarda a decisão final de Trump antes de oficializar sua resposta, mas afirmou que “há planos A, B e C prontos para qualquer cenário”. Dados do governo mexicano indicam que as apreensões de fentanil na fronteira com os EUA caíram 49,9% entre outubro e janeiro.

O impacto econômico da nova rodada de tarifas já começou a ser sentido. As bolsas de valores americanas registraram quedas expressivas, com o S&P 500 caindo 1,75%, o Nasdaq recuando 2,64% e o Dow Jones perdendo 1,47%. Empresas como Nvidia e ConocoPhillips foram particularmente afetadas, registrando desvalorizações de 8,69% e 6,58%, respectivamente.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A medida de Trump também inclui o aumento de tarifas sobre produtos chineses, dobrando a taxa para 20%. Em resposta, Pequim anunciou tarifas adicionais entre 10% e 15% sobre produtos agrícolas americanos, como carne, soja e milho, a partir de 10 de março. A crise comercial entre os países da América do Norte intensifica incertezas no mercado e pode gerar aumento nos preços de produtos essenciais para os consumidores americanos. Analistas alertam que os impactos da disputa tarifária serão amplos e podem comprometer a estabilidade econômica da região.

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.