Lar Educação Biden acusa Trump de apaziguar a Rússia com pressão sobre a Ucrânia

Biden acusa Trump de apaziguar a Rússia com pressão sobre a Ucrânia

por Jovem Pan
0 comentários
biden-acusa-trump-de-apaziguar-a-russia-com-pressao-sobre-a-ucrania

Declarações coincidem com a comemoração, esta semana, do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa pelos países aliados

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2025 17h26

EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS e EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

Biden também declarou que o presidente russo, Vladimir Putin, acredita que a Ucrânia é parte da Rússia

O ex-presidente americano Joe Biden acusou seu sucessor, Donald Trump, de “apaziguar” a Rússia pressionando a Ucrânia para ceder seu território, em sua primeira entrevista desde que deixou a Casa Branca. Perguntado sobre a sugestão do governo Trump de que Kiev ceda território para pôr fim à guerra, Biden respondeu que “é um apaziguamento moderno”, em alusão à atitude conciliadora de algumas potências europeias em relação à Alemanha nazista no fim da década de 1930. “O que diabos está acontecendo aqui? Que presidente fala assim? Não somos assim. O que buscamos é liberdade, democracia e oportunidades. Não confisco”, acrescentou o democrata.

Em uma entrevista para a BBC, transmitida nesta quarta-feira (7), Biden declarou que o presidente russo, Vladimir Putin, acredita que a Ucrânia é parte da Rússia e que “qualquer um que pense que vai parar” caso se conceda território ucraniano como parte de um acordo de paz “é simplesmente um insensato”.

A entrevista de Biden ocorreu pouco depois de completados os cem dias de Trump na presidência, durante os quais o líder republicano transformou a política interna e externa dos Estados Unidos. “Preocupa-me que a Europa perca a confiança na certeza dos Estados Unidos e em sua liderança, tanto americana quanto mundial, não só em relação à Otan, mas também sobre outros temas que têm consequências”, assinalou Biden.

Suas declarações coincidem com a comemoração, esta semana, do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa pelos países aliados. “Temo que nossos aliados em todo o mundo comecem a duvidar se nos manteremos onde estivemos nos últimos 80 anos”, disse.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Biden também foi perguntado sobre os recursos que seu governo repassou à Ucrânia desde o começo da invasão russa, em fevereiro de 2022. “Nós lhes demos tudo o que precisavam para assegurar sua independência e estávamos preparados para responder, de forma mais agressiva, se Putin voltasse a agir”, respondeu. “São os valores que a grande maioria do povo americano valoriza. Fazer tudo o possível para evitar a guerra, mas não ceder perante os tiranos”, acrescentou.

*Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório

  • Tags:
  • Donald Trump, joe biden, russia, ucrânia

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

?>

Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestE-mail

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.