Lar Região Austrália bane DeepSeek por risco à segurança nacional

Austrália bane DeepSeek por risco à segurança nacional

por da Redacao
0 comentários
australia-bane-deepseek-por-risco-a-seguranca-nacional

Ministro de Assuntos Internos, Tony Burke, revelou que uma análise de ameaças indicou que a tecnologia da empresa representa um risco inaceitável para o país

EFE/EPA/SALVATORE DI NOLFI

O ícone do aplicativo chinês DeepSeek é visto em um telefone celular, em Genebra, Suíça, 28 de janeiro de 2025. As ações das principais empresas de tecnologia despencaram após a crescente popularidade do Deepseek, um aplicativo chinês de inteligência artificial (IA) que oferece desempenho comparável a uma fração do custo de seus rivais

A Austrália decidiu proibir a utilização da inteligência artificial desenvolvida pela DeepSeek em seus sistemas governamentais, citando preocupações relacionadas à segurança nacional. O ministro de Assuntos Internos, Tony Burke, revelou que uma análise de ameaças indicou que a tecnologia da empresa representa um risco inaceitável para o país. Com essa medida, a Austrália se junta a um grupo seleto de nações que já tomaram ações contra a startup chinesa, que tem gerado polêmica em diversas partes do mundo. Burke afirmou que todos os serviços e produtos da DeepSeek serão eliminados dos sistemas governamentais de forma imediata. Ele ressaltou que a decisão do governo se baseia na proteção da segurança nacional, sem levar em conta a origem da tecnologia em questão. Embora a proibição não se aplique a dispositivos pessoais, as autoridades australianas estão incentivando a população a reavaliar o uso de tecnologias que possam ser consideradas duvidosas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além da Austrália, outros países, como Itália e Irlanda, também implementaram restrições em relação à DeepSeek, e diversas empresas privadas optaram por bloquear o acesso à tecnologia da startup. Essa não é a primeira vez que a Austrália toma medidas rigorosas em relação a empresas chinesas; em 2018, o país já havia banido a Huawei de seus sistemas de 5G, o que resultou em tensões diplomáticas com a China. Desde a eleição do governo de centro-esquerda em 2022, as relações entre Austrália e China passaram por uma melhora, mas a nova decisão pode impactar essa dinâmica.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.