Uma árvore, que teria sofrido golpes de machado de um morador de rua na Avenida Aviação, na Vila Nova, em Apucarana (PR), foi removida na tarde desta terça-feira (06) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Na madrugada do dia 24 de abril, a Sema recebeu uma denúncia informando sobre a tentativa de derrubada da árvore em área pública. Assista ao vídeo no final do texto
continua após publicidade
📰 LEIA MAIS: Blazer derruba poste e pega fogo na BR-376 em Apucarana
Uma câmera se segurança flagrou o momento em que um homem, que estaria em situação de rua, vai até o local com um machado no meio da madrugada.
continua após publicidade
As imagens já foram encaminhadas à Guarda Municipal, que dará prosseguimento à investigação. Uma testemunha relatou que o rapaz seria conhecido na região.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
“Ele é morador de rua, mas o que acho estranho é porque ele foi lá com um machado para cortar a árvore. O que ele ganharia com isso?”, questionou uma moradora que pediu para não ser identificada.
continua após publicidade
O ato configura crime ambiental, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que em seu artigo 49 define pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem destruir, danificar ou inutilizar planta de ornamentação em logradouro público sem autorização.
“Se alguém tiver informações sobre o autor desse crime, pode colaborar com as investigações entrando em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou diretamente com a Sema”, afirma o secretário Diego Silva.
“Esse tipo de atitude nos entristece profundamente, mas reforça nosso compromisso de seguir firmes na preservação do nosso patrimônio ambiental e na punição de quem o desrespeita. Contamos com a colaboração da população para denunciar e nos ajudar a proteger a natureza de Apucarana”, completou o secretário.
continua após publicidade