Lar Esportes Após denúncia, editora Todavia licencia André Conti e contrata consultoria

Após denúncia, editora Todavia licencia André Conti e contrata consultoria

por Jovem Pan
0 comentários
apos-denuncia,-editora-todavia-licencia-andre-conti-e-contrata-consultoria

Decisão foi tomada após a escritora Vanessa Barbara acusar o sócio-fundador por violência psicológica e compartilhamento de informações pessoais

Reprodução/Youtube/Companhia das Letras

Após as acusações, Conti se manifestou publicamente, reconhecendo que cometeu erros no passado, pedindo desculpas a Barbara e a sua família

André Conti, que é editor e um dos fundadores da editora Todavia, foi suspenso de suas funções por um período de 30 dias. A decisão foi tomada após a escritora Vanessa Barbara fazer denúncias graves contra ele. A editora, em comunicado, informou que uma consultoria especializada foi contratada para investigar a situação. Em uma entrevista em um programa da Rádio Novelo, chamado “CPF na nota”, Vanessa Barbara revelou que sofreu violência psicológica durante o tempo em que esteve casada com Conti. Ela mencionou que ele compartilhava informações pessoais e íntimas sobre traições em um grupo de e-mails com outros homens, o que agravou a situação.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Após as acusações, Conti se manifestou publicamente, reconhecendo que cometeu erros no passado. Ele pediu desculpas a Barbara e a sua família, admitindo que suas ações foram manipuladoras e coercitivas, refletindo uma postura machista e misógina. O editor expressou seu arrependimento pelos danos que causou. A situação gerou repercussão significativa no meio literário e nas redes sociais, levantando discussões sobre a violência de gênero e a necessidade de um ambiente mais seguro para as mulheres. A editora Todavia, por sua vez, se comprometeu a acompanhar de perto o desenrolar do caso e a tomar as medidas necessárias para garantir um ambiente de trabalho respeitoso.

Veja a nota da editora na íntegra:

“Desde a publicação do episódio de 16 de janeiro de 2025 do podcast Rádio Novelo Apresenta, a Todavia está passando por um momento sensível, que nos leva a fortalecer ainda mais nosso compromisso com a promoção da equidade de gênero e com os valores que guiam a cultura da empresa.
Em respeito à parceria que construímos e que desejamos que se mantenha, escrevemos para dividir ações que já foram e que serão adotadas nos próximos meses.
A Todavia tem consciência de sua responsabilidade no ambiente cultural brasileiro e acredita que é parte de seu papel apoiar iniciativas concretas que tenham como objetivo a reivindicação por direitos e equidade e a luta contra o silenciamento de mulheres.
Reconhecemos a importância da fala pública sobre traumas causados por comportamentos machistas e misóginos, independentemente de quando eles ocorreram. Sabemos também que essa não deve ser uma tarefa só das mulheres. Para que exista mudança real, é necessário que os homens também se mobilizem para desmontar as estruturas que resultam em violências domésticas, no espaço público, na política, na escola, no trabalho etc. contra mulheres e meninas.
Para nos auxiliar no aprofundamento desse processo, contratamos uma consultoria especializada na promoção de ambientes de trabalho equitativos. A consultoria está nos apoiando na elaboração de um plano de ação voltado à produção e à implementação de medidas concretas, como o aprimoramento de nossas políticas institucionais de promoção de equidade e diversidade. Durante este momento de planejamento e reestruturação, o sócio André Conti está licenciado de suas atividades na Todavia.
Entendemos que muitos de vocês possam estar sendo cobrados a se manifestar. Sentimos muito por isso e gostaríamos de enfatizar nosso respeito pela sua posição sobre o caso, seja ela qual for.
É importante dizer que esse trabalho coletivo não atende ao tempo das redes sociais. Mudanças reais exigem um trabalho cuidadoso e contínuo. Traremos em breve para vocês, parceiras e parceiros, e também para nossas leitoras e leitores, os resultados dessas ações.
Seguimos abertos ao diálogo, sugestões e críticas.
Agradecemos demais pela confiança e compreensão.”

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.