Lar Economia Anatel diz que maioria das operadoras bloqueou Rumble e enviará balanço a Moraes

Anatel diz que maioria das operadoras bloqueou Rumble e enviará balanço a Moraes

por da Redacao
0 comentários
anatel-diz-que-maioria-das-operadoras-bloqueou-rumble-e-enviara-balanco-a-moraes

Na sexta-feira (21), o ministro do STF determinou a suspensão da plataforma de vídeo no país; em resposta, o Rumble declarou que as ordens emitidas por Moraes infringem a soberania dos Estados Unidos

Reprodução / X / @ChrisPavlovski

A decisão de Moraes foi motivada por uma ação judicial movida pelo Rumble e uma empresa de mídia ligada a Trump

A Anatel, agência responsável pela regulamentação das telecomunicações no Brasil, confirmou que a maioria das operadoras já implementou o bloqueio do Rumble, uma plataforma de vídeos, em cumprimento à ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na sexta-feira (21), Moraes determinou a suspensão da plataforma de vídeo no país. O órgão se comprometeu a enviar um relatório sobre a execução dessa decisão ao ministro nesta segunda-feira (24).

“Na avaliação realizada pela agência em diversos pontos do país, identificou-se que o bloqueio já foi implementado para a maioria dos acessos examinados”, informou a agência em nota, sem especificar os nomes das operadoras. A Anatel afirmou que continuará a monitorar a situação para garantir que a medida seja efetivamente aplicada.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A decisão de Moraes foi motivada por uma ação judicial movida pelo Rumble e uma empresa de mídia ligada a Donald Trump em um tribunal dos Estados Unidos. O ministro argumentou que ordens judiciais anteriores relacionadas à plataforma não foram atendidas, levando à suspensão até que a situação fosse regularizada, incluindo o pagamento de multas.

Além disso, Moraes exigiu que o Rumble nomeasse um representante legal no Brasil e ressaltou os riscos da falta de controle jurisdicional no combate à desinformação. Essa decisão faz parte de um processo que envolve Allan dos Santos, que foi acusado de criar novas contas para continuar suas publicações.

Em resposta, o Rumble declarou que as ordens emitidas por Moraes infringem a soberania dos Estados Unidos e as legislações vigentes no país. A rede social criada por Donald Trump, Truth Social, e a plataforma de vídeos entraram com um pedido de liminar em um tribunal dos Estados Unidos contra o ministro do STF.  A plataforma havia retornado ao Brasil em fevereiro, após a revogação da suspensão das contas de Monark, mas agora enfrenta novos desafios legais.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carol Santos

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.