Lar Politica Trudeau critica tomada de decisões sobre a Ucrânia na ausência do país em reunião dos EUA com Rússia

Trudeau critica tomada de decisões sobre a Ucrânia na ausência do país em reunião dos EUA com Rússia

por Jovem Pan
0 comentários
trudeau-critica-tomada-de-decisoes-sobre-a-ucrania-na-ausencia-do-pais-em-reuniao-dos-eua-com-russia

Após encontro entre os governos de Trump e Putin, o primeiro-ministro do Canadá declarou urgência em discutir a questão com os europeus e defendeu que ‘nada relativo à Ucrânia deve ser decidido sem incluí-la’

GEOFF ROBINS / AFP

Trudeau também insistiu na responsabilidade de Moscou por iniciar a guerra na Ucrânia, reagindo à alegação do presidente americano

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, rejeitou, nesta quarta-feira (19), a realização de negociações diplomáticas sobre a Ucrânia sem a participação do país, um dia depois de conversações de alto nível entre a Rússia e os Estados Unidos em Riade. “É um princípio fundamental para o Canadá e para a grande maioria de nossos aliados que nada relativo à Ucrânia deve ser decidido sem incluir a Ucrânia”, disse Trudeau, afirmando que está com “pressa” para discutir a questão com os europeus.

Na terça-feira (18), o chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio, e seu colega russo, Sergei Lavrov, concordaram em “nomear suas respectivas equipes de alto nível para começar a trabalhar em um caminho para acabar com o conflito na Ucrânia o mais rápido possível”, mas nem Kiev, nem os europeus participaram da reunião.

Trudeau também insistiu na responsabilidade de Moscou por iniciar a guerra na Ucrânia, reagindo à alegação do presidente americano, Donald Trump, de que seu contraparte ucraniano, Volodimir Zelensky, iniciou a guerra, embora a invasão russa tenha sido lançada em fevereiro de 2022.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Temos regras sobre fronteiras, a não invasão de nossos vizinhos, que a Rússia deliberadamente escolheu violar há alguns anos. E isso coloca em risco não apenas a capacidade dos ucranianos de determinar seu próprio futuro, mas também nossas democracias como um todo”, disse Trudeau.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.