Lar Região Barroso diz que corte não tem intenção de criminalizar a Polícia Militar do Rio de Janeiro

Barroso diz que corte não tem intenção de criminalizar a Polícia Militar do Rio de Janeiro

por da Redacao
0 comentários
barroso-diz-que-corte-nao-tem-intencao-de-criminalizar-a-policia-militar-do-rio-de-janeiro

Declaração foi feita durante o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, que busca implementar medidas para diminuir a letalidade nas operações policiais em comunidades

MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, durante solenidade de abertura do ano judiciário

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, esclareceu que a Corte não tem a intenção de criminalizar a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Essa declaração foi feita durante o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, que busca implementar medidas para diminuir a letalidade nas operações policiais em comunidades. Barroso enfatizou a relevância do trabalho policial e a urgência de garantir a segurança pública, ressaltando que a população de baixa renda também necessita de proteção. O ministro Edson Fachin, que participou da votação, reforçou que as propostas visam não apenas reduzir a letalidade, mas também assegurar a proteção dos próprios policiais envolvidos nas operações.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A ADPF, no entanto, não foi bem recebida por alguns líderes locais. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, criticou a iniciativa, argumentando que ela pode ser utilizada como uma justificativa para a ineficácia do Estado e que isso poderia gerar uma sensação de impunidade entre os criminosos. O governador Cláudio Castro também expressou sua preocupação, afirmando que a ADPF compromete o direito da população à segurança pública. Ele argumentou que a ideia de extraordinariedade proposta pela medida prejudica a capacidade da polícia de atuar de forma ostensiva e eficaz no combate ao crime organizado.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.